O Timão entrava no centenário saudando São Jorge, e pela primeira vez na história, o time atuou com um escudo com cores diferentes do preto, branco e vermelho. O escudo dourado também se fazia presente no short
O ano do centenário do Timão começou com o lançamento da nova camisa III. No dia 1º de fevereiro de 2010, a Nike apresentou o terceiro uniforme do clube para a temporada. Como em 2008 e 2009, o roxo também estava presente, dessa vez em forma de cruz, contornada de dourado, no meio de uma camisa predominantemente preta.
O modelo homenageava o centenário do Corinthians e tinha como tema o “espírito guerreiro” da equipe. Por esse motivo, o lateral-direito Alessandro, chamado de “Guerreiro” pela Fiel, foi o jogador escolhido para mostrar oficialmente o novo uniforme do Timão. Foi a primeira vez que a Nike lançou um uniforme III completo para o Corinthians.
A camisa possuía gola polo e o preto como cor predominante, fazendo alusão à principal cor do clube. As costas e as mangas eram inteiramente pretas.
A cruz simbolizava São Jorge, padroeiro do time e da Fiel Torcida.
A grande inovação do uniforme foi o escudo dourado do Timão. Pela primeira vez na história, o Corinthians atuou com um escudo com cores diferentes do preto, branco e vermelho. O escudo dourado também se fazia presente no short.
Os patrocínios eram dourados, e o escudo ficou com um tom também na cor dourada na âncora e nos remos, assim como nos modelos 1 e 2. A estampa com os anos 1910 e 2010 permaneceram logo abaixo do emblema.
Um fato curioso é que a Nike se utilizou de um spoiler nessa camisa. A fonte utilizada nos números e nomes dos jogadores, que também eram dourados, foi a mesma das camisas I e II, que foram lançadas posteriormente, em maio.
Série Camisas III do Corinthians – Corinthiano Roxo 2008
Série Camisas III do Corinthians – Minha Vida 2009
O uniforme não agradou muito a Fiel e não teve um bom desempenho em vendas entre as camisas roxas, tendo sido muito pouco utilizado pelo time em campo. Ao contrário da camisa I que foi considerada por quatro sites internacionais, especializados em uniformes, uma das 50 camisas mais bonitas da história do futebol no mundo.
A estreia da camisa preta com cruz roxa foi contra a Ponte Preta, em Campinas, pela sexta rodada do Campeonato Paulista 2010.
Por Nágela Gaia para a Redação da Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados