- Por Kennedy Cardoso / Redação Central do Timão
Nesta segunda-feira (18), no Estádio do Morumbi, em jogo que terá início às 20h (Brasília) e será válido pela 27ª rodada do Brasileirão, o Corinthians irá enfrentar o São Paulo com o importante desfalque de Fagner, titular absoluto do time há mais de sete anos. Ele precisará cumprir suspensão automática por ter sido advertido com o terceiro cartão amarelo contra o Fluminense, na última quarta-feira (13). Seu substituto deve ser Du Queiroz.
Desde o retorno do lateral-direito, em janeiro de 2014, o Timão encontrou o Tricolor em 32 oportunidades, mas somente em três delas o veterano não esteve presente. O retrospecto do time alvinegro no clássico sem Fagner é bem equilibrado: o Corinthians conquistou uma vitória, obteve um empate e amargou uma derrota, com 44,4% de aproveitamento.
A primeira vez que o defensor não pôde enfrentar o rival ocorreu em março de 2017, no Paulistão daquele ano, que acabou sendo conquistado pelo Corinthians. Na ocasião, as equipes duelaram no Morumbi e acabaram empatando em 1×1, na primeira fase da competição estadual. O gol alvinegro foi marcado por Jô e o substituto de Fagner foi Léo Príncipe.
Três meses depois, os rivais voltaram a se encontrar, desta vez na Neo Química Arena pelo Campeonato Brasileiro, que também culminou com título para o Timão. Nesta oportunidade, Fagner estava concentrado com a Seleção Brasileira e foi substituído por Paulo Roberto. O Corinthians venceu por 3×2, com gols de Gabriel, Jadson e Ángel Romero.
A única derrota alvinegra sem o lateral-direito aconteceu na semifinal do Paulistão de 2018, no estádio tricolor. Com oito desfalques, Fábio Carille escalou um time “remendado” e optou por escolher Guilherme Mantuan para a vaga do camisa 23. O Timão perdeu por 1×0 em uma atuação ruim, mas se classificou à final estadual após devolver o placar em Itaquera, no jogo de volta, e superar o adversário nas penalidades.
Veja mais:
Com gol de Zanotti, Corinthians sai na frente em busca de vaga na final do Paulista Feminino
Próximo adversário do Corinthians, São Paulo ainda não venceu times do G-6 do Brasileirão