Nesta semana, a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) vem lançando seleções dos melhores jogadores e jogadoras da década, entre 2011 e 2020. E entre os 11 selecionados para a seleção sul-americana, aparecem dois ex-jogadores do Corinthians, Mascherano e Paolo Guerrero.
A equipe “perfeita” da Conmebol leva em consideração os atletas sul-americanos em atividade por suas seleções nacionais no período.
A seleção da Conmebol tem seis brasileiros, quatro argentinos e um peruano. Com Júlio César no gol, a lista é formada por Daniel Alves, Thiago Silva, Mascherano e Marcelo; Casemiro, Di María e Messi; Aguero, Neymar e Paolo Guerrero.
O zagueirão Javier Mascherano ajudou a completar o pacotão de contratações do Corinthians para a temporada de 2005. A parceria com a MSI propiciou o pagamento de 11,8 milhões de euros ao River Plate para a aquisição do jogador. Entre julho de 2005 e agosto de 2006, fez 26 jogos pela equipe corinthiana. Sofreu com lesões, ficando afastado por cerca de um mês. Ainda assim, ajudou o time a conquistar o Campeonato Brasileiro de 2005.
Já na janela do meio do ano da temporada seguinte, Mascherano foi vendido ao West Ham, junto de seu compatriota, Carlitos Tevez. Anos depois, fez sucesso no Barcelona, atuando no clube por oito temporadas, ao lado de nomes como Xavi, Iniesta e Lionel Messi.
Mascherano pendurou as chuteiras no fim do ano passado com a camisa do Estudiantes de La Plata. Ao longo da carreira, o jogador conquistou títulos como duas Champions League, cinco Campeonatos Espanhóis e três Mundiais; todos com o Barcelona.
Já o ídolo do povo peruano, Paolo Guerrero, chegou ao clube alvinegro em 2012 com a tarefa de ser o camisa 9 que a Fiel precisava e com 54 gols marcados em 130 jogos, saiu em 2015, deixando seu nome na história do Timão.
Decisivo e com bom rendimento dentro da Arena Corinthians, local onde marcou 15 gols em 25 jogos pelo alvinegro, Guerrero é também um dos artilheiros do século do Corinthians, ocupando o top 2, com um gol a menos que Dentinho que lidera a lista com 55 gols.
Pelo Corinthians, Guerrero conquistou três títulos: o Bicampeonato Mundial 2012, Campeonato Paulista 2013/2015 e Recopa 2013.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados