Saudosa Maloca – Casa do Corinthians por mais de sete décadas, Pacaembu completa 80 anos

Inaugurado com pompas de monumento em 27 de abril de 1940, o até então estádio mais moderno do país, recebeu o Corinthians no dia seguinte para uma partida inaugural.

A relação de carinho entre Corinthians e Pacaembu vem ainda do quadrangular de abertura do estádio. De lá para cá, foi o Corinthians quem mais jogou naquele campo, é da Fiel o seu maior público – 72.018 pessoas, em 25 de maio de 1942, num empate de 3 a 3 contra o São Paulo. É o Corinthians quem mais conhece os túneis do estádio monumento.

Foto: Reprodução Timoneiros

Desde a primeira vitória, um emocionante 4 a 2 sobre o Atlético-MG, no dia 28 de abril de 1940, o Corinthians colecionou mais alegrias do que tristezas no palco do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu. Servílio, sexto maior artilheiro da história do Timão, marcou o primeiro gol corinthiano no palco lendário.

Foram 1.699 jogos: começando com essa vitória sobre o Galo, terminando com um empate contra o maior rival, Palmeiras, em 09/11/2019, pelo segundo turno do Brasileirão. São 3321 gols marcados, 1.935 sofridos. A maioria é de vitórias: 969, contra 399 empates e 331 derrotas.

Foto: Reprodução

Foram 34 títulos do time profissional do Corinthians, sendo que o último foi em 2013, a Recopa Sul-Americana diante do rival São Paulo. Foi no Pacaembu que o Timãozinho também conquistou dez títulos da Copa São Paulo.

Pacaembu recebe o Jogo da Vida

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

O ano de 2020 veio marcar a história do Pacaembu de formas diferentes. Passado à iniciativa privada, terá seu Tobogã demolido e receberá a construção de lojas. A administradora assumiu estádio, a piscina, as quadras de tênis, o estacionamento e o ginásio poliesportivo.

O Museu do Futebol, que funciona, desde 2008, embaixo das arquibancadas e reúne o maior acervo do futebol no país, e a Praça Charles Miller não vão sofrer alteração e seguem sob gestão do município. A reforma do complexo deverá começar em 2021.

Talvez para se despedir da cidade que tanto o ama, salvando vidas de sua população, o Pacaembu está recebendo o primeiro hospital de campanha do país para ajudar no combate ao coronavírus Covid-19.

“O Pacaembu é um local onde muita gente foi chorar, de tristeza ou alegria, para o seu time de futebol. É icônico para São Paulo, um cartão-postal. E agora se reveste de mais importância, atendendo a população”, definiu o prefeito de São Paulo, Bruno Covas.

Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão

Notícias do Corinthians

Rolar para cima