Nesta terça-feira, a Fifa prorrogou o direito de jogadores e técnicos estrangeiros suspenderem seus contratos com clubes da Rússia e da Ucrânia. A regra especial, criada por conta da guerra entre os dois países, tinha o dia 30 deste mês como limite, mas foi estendida até junho de 2023. Foi essa determinação que viabilizou a chegada do meio-campista Maycon ao Corinthians, em março.
O jogador, de 24 anos, pertence ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e está emprestado ao Timão até dezembro deste ano. Mas o fato de a Fifa ter prorrogado a regra especial pode fazer Maycon permanecer no Corinthians por mais tempo? A resposta é sim. A Central do Timão apurou que existe a possibilidade de o meio-campista seguir por mais alguns meses no clube. Porém, isso depende de negociação e aceitação de ambas as partes.
Entretanto, a chance de Maycon permanecer no Corinthians em 2023 é praticamente zero. Isso porque o meio-campista desperta interesse de clubes europeus, e a tendência é o jogador receber propostas na próxima janela de transferências. O Timão tem a prioridade de igualar qualquer oferta que o Shakhtar Donetsk receber pelo volante, mas, diante das dificuldades financeiras do clube alvinegro e da diferença de valor do real para o euro, a diretoria corinthiana dificilmente conseguiria cobrir alguma proposta da Europa.
Em sua coletiva de apresentação no dia 1º de abril, Maycon foi questionado sobre a possibilidade de deixar o Corinthians no meio do ano. O meio-campista, porém, afirmou que “não dá para cravar o futuro”. “Sobre o meio do ano, estou focado em jogar, fiquei muito tempo parado. Meio do ano a gente não consegue cravar nada. Assim como não cravei minha volta, não consigo cravar um futuro que está em aberto“, disse.
O presidente Duilio Monteiro Alves também comentou sobre o assunto. De acordo com o mandatário, em conversa com a imprensa antes do jogo contra o Cuiabá, em 7 de junho, o Corinthians “não tem o controle da situação”. “Se tiver proposta, o Corinthians teria a prioridade. Poderia igualar e comprar o jogador (…) Não temos o controle da situação, se fica até o fim do ano ou não. A vontade do jogador sempre pesa. Ele só vai para onde quiser. Tem que aguardar a janela de transferências“.
Maycon, vale destacar, sofreu uma lesão de grau 3 no músculo adutor da coxa direita e vem sendo desfalque para o técnico português Vítor Pereira. O volante não entra em campo desde 29 de maio, quando entrou no segundo tempo no empate por 1 x 1 com o América-MG. Em sua segunda passagem pelo Corinthians, o meio-campista disputou 15 jogos e marcou dois gols, ambos contra o Boca Juniors-ARG, em 26 de abril.
Veja mais:
Corinthians enfrenta Internacional em busca de primeira vitória no Brasileirão Sub-20
Ídolo do Corinthians, Carlitos Tévez é anunciado como treinador de clube argentino
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados