A técnica da Seleção Brasileira, Pia Sundhage, vai anunciar na tarde desta terça-feira, 27, às 16h (horário de Brasília), a lista final de 26 nomes para a Copa do Mundo Feminina, que será disputada entre julho e agosto – três atletas serão cortadas até lá. Maior referência no futebol feminino no Brasil, o Corinthians deve contar com algumas jogadoras na relação da treinadora sueca. Mas quais corinthianas têm chances de irem ao Mundial?
Pensando nessa pergunta, a Central do Timão traz um levantamento de quais jogadoras do Corinthians podem, realmente, sonhar com uma convocação nesta terça-feira. Levando em consideração quesitos como momento no clube e participação no ciclo da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo, são sete jogadoras alvinegras que têm alguma possibilidade de estarem na lista de Pia Sundhage:
Lelê (goleira, 28 anos):
Titular absoluta no Corinthians e na Seleção Brasileira, é quase impossível pensar em uma convocação para a Copa do Mundo sem a presença de Lelê, que deve ser a dona da meta brasileira na Austrália e na Nova Zelândia. A goleira corinthiana iniciou os dois últimos jogos do Brasil, contra Alemanha e Inglaterra, e é peça de confiança da técnica Pia Sundhage.
Tarciane (zagueira, 20 anos):
Uma das maiores promessas do futebol feminino brasileiro na atualidade, Tarciane esteve nas últimas convocações de Pia Sundhage e pode estar na lista para a Copa do Mundo. Mas, para isso, a zagueira terá de vencer uma concorrência forte na posição, que conta com nomes consagrados no futebol mundial, como Tainara (Bayern), Rafaelle (sem clube), Lauren (sem clube) e Kathellen (Real Madrid).
Tamires (lateral-esquerda e meio-campista, 35 anos):
Assim como Lelê, é quase impossível pensar em uma convocação para o Mundial sem a presença de Tamires, capitã da Seleção Brasileira e frequentemente convocada pela técnica Pia Sundhage ao longo do ciclo para a competição.
A Mãe da Fiel, como ficou carinhosamente apelidada torcida alvinegra, vem atuando majoritariamente como meio-campista no Corinthians, mas deve ser titular do Brasil na lateral-esquerda, sua posição de origem, durante a Copa do Mundo. Se for convocada, Tamires vai disputar um Mundial pela terceira vez na carreira – também esteve no elenco canarinho nas edições de 2015 e 2019.
Yasmim (lateral-esquerda, 26 anos):
Yasmim esteve nas últimas listas de Pia Sundhage e pode pintar na relação final para a Copa do Mundo. Mas, a princípio, a camisa 71 do Corinthians seria convocada para ocupar ser reserva de Tamires na Austrália e na Nova Zelândia.
Sob o comando de Arthur Elias, Yasmim foi utilizada como zagueira em alguns jogos e cumpriu bem a função. Foi no miolo de zaga que a camisa 71 atuou contra o Cruzeiro, na última segunda-feira, 26, na classificação alvinegra à semifinal do Brasileirão Feminino. A facilidade em atuar em mais de uma posição dentro de campo pode colaborar por uma convocação ao Mundial.
Luana Bertolucci (meio-campista, 30 anos):
Há um ano no Corinthians, Luana Bertolucci demorou para reencontrar seu bom futebol após passar por uma cirurgia no joelho no final de 2022. Presença constante nas convocações de Pia Sundhage ao longo do ciclo, a meio-campista retomou o bom nível apenas em 2023, quando assumiu a titularidade no clube e foi a única elogiada pelo treinador Arthur Elias após a vitória sobre o Cruzeiro, em Muriaé-MG, no dia 19.
Suspensa, Luana foi desfalque no jogo de volta contra o Cruzeiro, na última segunda-feira, 26. Mas a tendência é de que a volante esteja na lista final de Pia Sundhage para a Copa do Mundo. A experiente meio-campista esteve na última convocação e foi titular do Brasil nos jogos contra Inglaterra e Alemanha.
Duda Sampaio (meio-campista, 22 anos):
Assim como Tarciane, Duda Sampaio é vista como uma das maiores promessas do futebol feminino brasileiro na atualidade. Eleita a melhor jogadora do Brasileirão Feminino em 2022, pelo Internacional, chegou ao Corinthians no início da temporada, mas sofreu com algumas lesões e retomou o bom nível físico recentemente. Diante do Cruzeiro, na última segunda-feira, marcou um dos gols da vitória por 4 x 2.
Agora titular no clube e de volta ao bom nível físico e técnico, Duda Sampaio pode sonhar com uma ida à Copa do Mundo. A jogadora até foi convocada para os últimos jogos da Seleção Brasileira, contra Inglaterra e Alemanha, mas foi cortada por lesão e acabou substituída pela colega de elenco Luana Bertolucci.
Gabi Portilho (atacante, 27 anos):
Destaque do Corinthians desde 2020, Gabi Portilho é titular absoluta no elenco de Arthur Elias pelo lado direito do ataque. Rápida e habilidosa, a atacante convive com poucas lesões e também esteve na convocação para os jogos contra Inglaterra e Alemanha, embora tenha saído do banco de reservas apenas diante das alemãs.
Para ser convocada, porém, Portilho terá de superar uma forte concorrência no setor ofensivo da Seleção Brasileira, disputando vaga, sobretudo, com Aline Gomes, da Ferroviária, e Nycole, do Benfica. Adriana (Orlando Pride), Debinha (Kansas City), Bia Zaneratto (Palmeiras), Geyse (Barcelona), Gabi Nunes (sem clube) e Marta (Orlando Pride) são consideradas certas na lista.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Brasília x Corinthians: escalação, arbitragem e onde assistir
Murillo conta sensação de voltar à Fazendinha ao assistir jogo do Corinthians Feminino
Torcedores do Corinthians relatam demora para entrar na Fazendinha em jogo do Brasileirão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados