Na manhã desta terça-feira, 10 de setembro, o Corinthians anunciou a contratação de mais um reforço para a sequência da temporada. Trata-se do meia-atacante André Carrillo, de 33 anos. O jogador assinou um contrato válido até 31 de dezembro de 2025 com o Timão.
Com a contratação do jogador oficializada, a Central do Timão traz uma análise sobre as características do atacante peruano e o que ele pode agregar ao elenco do Alvinegro Paulista no restante da temporada de 2024.
Posições em que atua
O jogador peruano se destaca por ter muita versatilidade nos setores de meio-campo e ataque. Apesar de ter atuado na maior parte de sua carreira como ponta-direita, Carrillo já jogou em diversas outras posições do campo.
O jogador de 33 anos também pode atuar como ponta-esquerda, meia-atacante e segundo atacante, mas também já jogou como segundo volante, meia-direita, meia-esquerda, centroavante e até mesmo de volante.
Características do jogador
O jogador peruano tem como principal característica a construção de jogadas. Muito participativo tanto pelos lados quanto pelo centro do campo, o atleta gosta do jogo associativo, realizando tabelas e triangulações com os companheiros. Com uma boa capacidade de drible e passe, Carrillo é uma peça importante do setor ofensivo de suas equipes para quebrar bloqueios defensivos.
Por vezes, o meia-atacante recua até o campo defensivo para iniciar a construção de jogadas e procurar espaços na defesa adversária. Sua preferência é receber a bola do lado do campo e levar em direção ao centro, abrindo espaço para a ultrapassagem do lateral.
Apesar de atuar preferencialmente pela ponta-direita, André Carrillo não é um clássico driblador de duelos um contra um, mas tem boa capacidade para encontrar dribles em espaços curtos para sair da pressão adversária e acelerar o ataque de sua equipe.
Por se movimentar muito para o meio, o peruano costuma ter a bola em momentos de armação de jogadas e consegue dar conta do recado. Com boa capacidade técnica, criatividade e visão de jogo, o jogador entrega lançamentos, passes entre linhas ou em profundidade. Essa característica, inclusive, é observada no bom número de assistências que tem em sua carreira.
Apesar de ser um jogador técnico, André Carrillo também apresenta bons atributos físicos. O peruano tem boa imposição física, velocidade e consegue vencer duelos na força, seja no ataque ou na defesa. O atleta costuma voltar à defesa para ajudar o lateral na marcação.
Entretanto, mesmo com boas características, o jogador teve uma queda de desempenho e intensidade nos últimos dois anos. O principal motivo disso foi o baixo nível da competição que estava atuando, a segunda divisão da Arábia Saudita. Em um contexto de pouca exigência, Carrillo apresentou um nível inferior ao que havia desempenhado no Al-Hilal.
Por outro lado, a contratação do meia-atacante peruano foi um pedido do treinador Ramón Díaz, que junto do filho e auxiliar-técnico Emiliano Díaz, comandou o jogador no Al-Hilal e foi um parceiro importante em um dos melhores momentos de sua carreira. A expectativa é de que o atleta retome a intensidade apresentada anteriormente devido ao nível de exigência do futebol brasileiro.
Segundo o Sofascore, atuando no futebol saudita, André Carrillo somou 130 partidas, sendo 104 delas como titular, marcou 19 gols e distribuiu 23 assistências, 164 finalizações, 59 delas na direção do gol, 194 passes decisivos, 39 grandes chances criadas, 270 dribles certos e 148 desarmes, mantendo uma nota Sofascore média de 7.16.
André Carrillo rescindiu seu contrato com o Al-Qadisiyah, da Arábia Saúdita antes do dia 2 de setembro, data que marcou o encerramento da janela de transferências e, por isso, pôde ser contratado pelo clube do Parque São Jorge. O atleta chegará ao Timão sem custos na aquisição de seus direitos econômicos
Quem é André Carrillo?
André Martín Carrillo Díaz nasceu em Lima, capital do Peru, em junho de 1991. O jogador tem o pé direito como dominante e foi formado nas categorias de base do Alianza Lima, um dos principais clubes peruanos, onde se profissionalizou em 2010.
Após se destacar pelo clube de seu país, o jogador foi negociado com o Sporting, de Portugal, em 2011. Teve uma passagem importante pela equipe, conquistando uma Taça de Portugal e uma Supercopa Portuguesa.
Em 2016, foi negociado com o rival Benfica, um dos maiores clubes portugueses, mas não conseguiu repetir o bom desempenho apresentado no clube anterior. Ainda assim, conquistou um Campeonato Português, uma Taça de Portugal e uma Supercopa Portuguesa antes de deixar o clube por empréstimo para o Watford, da Inglaterra, em agosto de 2017, onde também não conseguiu se destacar.
Em 2018, acertou sua ida em definitivo para o Al-Hilal, da Arábia Saudita, onde jogou até 2023 e se tornou um nome importante. No clube, conquistou três vezes o Campeonato Saudita, duas vezes a Copa Saudita, duas vezes a Supercopa Saudita e duas vezes a Champions League Asiática.
Entre agosto de 2023 e agosto de 2024, o jogador atuou pelo Al-Qadisiyah, também da Arábia Saudita, onde conquistou a segunda divisão do país. Além disso, André Carrillo sempre foi um jogador importante da seleção peruana ao longo de sua carreira.
Ao todo, o atleta soma 552 partidas, 67 gols e 97 assistências, totalizando 164 participações em gols.
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Medalhistas de prata do Corinthians nas Olímpiadas são homenageadas pela Federação Paulista
Oficial! Corinthians anuncia a contratação do astro europeu Memphis Depay
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados