O Corinthians voltou a campo na noite deste sábado, 16, em jogo que teve início às 19h (de Brasília), na Neo Química Arena, para tentar conquistar sua terceira vitória seguida na temporada. O adversário foi o Avaí, pela segunda rodada do Brasileirão. O Timão teve um grande desempenho, sobretudo no primeiro tempo, e contou com hat-trick do atacante Róger Guedes para vencer por 3×0 e seguir 100% na competição nacional.
Para este duelo, o técnico português Vítor Pereira optou por realizar sete alterações no clube do Parque São Jorge, em relação ao time titular que venceu o Deportivo Cali-COL na última quarta-feira. Ele não pôde contar com quatro jogadores: Fagner, Robson Bambu, Luan e Ruan Oliveira. A escalação foi a seguinte: Cássio; Rafael Ramos; João Victor, Raul Gustavo e Lucas Piton; Du Queiroz, Maycon e Renato Augusto; Adson, Róger Guedes e Júnior Moraes.
Já o Leão da Ilha, comandado pelo ex-corinthiano Eduardo Barroca, não teve Romulo e Renato à disposição, ambos por motivo de lesão. A equipe catarinense foi a campo com o seguinte time: Douglas Friedrich; Kevin, Bressan, Arthur Chaves e Bruno Cortez; Raniele, Bruno Silva e Vinícius Leite; Morato, Copete e Muriqui.
Primeiro tempo
O Avaí começou tentando impor pressão no campo ofensivo do Corinthians nos segundos iniciais. No primeiro minuto, Lucas Piton tentou lançar Róger Guedes na esquerda, mas Kevin fez a cobertura e ficou com a bola.
Aos quatro minutos, o Timão deu sua primeira finalização. O estreante lateral-direito Rafael Ramos cruzou para o miolo da área, e Maycon conseguir chutar na sobra, ganhando escanteio. Na cobrança, Róger Guedes conseguiu dominar na pequena área, mas bateu em cima da marcação de Raniele.
Três minutos depois, João Victor achou bom passe para Renato Augusto no meio. O camisa 8 rapidamente ligou com Róger Guedes na esquerda, que partiu para cima e carregou até a linha de fundo. Ele tentou o cruzamento, que resvalou na marcação e exigiu espalmada de Douglas Friedrich. No lance seguinte, Bruno Silva desviou de cabeça após cruzamento, mas Cássio encaixou.
Primeiro gol do Corinthians: com oito minutos, o Timão fez boa trama no meio-campo com Adson, Renato Augusto e Du Queiroz. O volante arrancou, invadiu a área, mas foi desarmado. O defensor adversário, porém, afastou mal e mandou nos pés de Róger Guedes na marca do pênalti. O atacante só empurrou e abriu o placar em Itaquera.
Após o gol, o Corinthians seguiu pressionando a saída de bola do Avaí. Aos 14, Renato Augusto cruzou da direita e achou João Victor, que dividiu na área e pediu toque de mão, mas nada foi marcado. Logo em seguida, Adson lançou Maycon na área, mas exagerou na força.
Aos 17, Muriqui conseguiu recuperar a bola e lançou Copete na esquerda, mas não obteve sucesso. Na sequência, Adson aproveitou bobeada da defesa catarinense e tentou o lance individual, mas foi anulado. Segundos depois, Júnior Moraes roubou do zagueiro dentro da área e ajeitou de calcanhar para Róger Guedes, mas o árbitro marcou falta do camisa 18.
Mesmo à frente do marcador, o Timão seguiu pressionando a equipe adversária no campo de ataque. Já com 24 minutos, Róger Guedes recebeu pela esquerda e tocou para Piton, que invadiu a área, mas cruzou mal. Rafael Ramos conseguiu correr e aproveitar a sobra pela direita, conseguindo escanteio.
Segundo gol do Corinthians: aos 25, Lucas Piton acha lindo passe em profundidade para Róger Guedes pela esquerda. O atacante invadiu a área, cortou pelo meio e bateu no canto direito de Douglas Friedrich, ampliando o marcador da Neo Química Arena.
Logo após o segundo gol, Du Queiroz lançou Lucas Piton na esquerda, mas deu lateral para ao Avaí após exagerar na força. O Timão forçava lances pelo lado esquerdo. A equipe da casa voltou a levar perigo aos 31, quando meio-campista Renato Augusto deu bom passe para o lateral-direito Rafael Ramos, que fintou o marcador e cruzou na medida para Maycon. O volante finalizou de primeira e, apesar de ter pegado mal na bola, viu a redonda raspar o travessão do Leão da Ilha.
O time visitante assustou aos 33 minutos. Copete recebeu de Muriqui pela esquerda da área corinthiana e bateu com muita força. Cássio, porém, se esticou todo e mandou para escanteio. Na cobrança, a bola ficou viva em bate-rebate na pequena área, mas o árbitro marcou impedimento.
No minuto seguinte, Maycon encontrou Raul na área. O zagueiro tocou de cabeça, mas a bola foi desviada e saiu em escanteio. O Timão seguia pressionando buscando ampliar o placar.
Com 38 no cronômetro, Morato acionou Muriqui em profundidade na área do Corinthians. O atacante finalizou na saída de Cássio, mas viu o goleiro fazer linda defesa. O lance, porém, não estava valendo, visto que um Impedimento havia sido assinalado.
O clube do Parque São Jorge voltou a assustar o time de Eduardo Barroca com 40 minutos. Du Queiroz antecipou o adversário, roubou a bola no meio-campo e avançou pelo meio. O volante bateu de fora da área e exigiu boa defesa de Douglas Friedrich.
O árbitro optou por acrescentar dois minutos neste primeiro tempo. Aos 45, João Victor se complicou na saída de bola e quase perdeu para Bruno Silva. O volante, porém, puxou o zagueiro e cometeu falta de ataque. O adversário ficou caído por alguns segundos e, por isso, o árbitro acrescentou mais um minuto.
Estatísticas do Corinthians no primeiro tempo (SofaScore): 61% de posse de bola, dez finalizações (três no gol, quatro para fora e três travadas), seis escanteios, 11 faltas cometidas, sete faltas sofridas, duas defesas de Cássio, 310 passes (86% certos), 62% de êxito nas bolas longas, 33% de sucesso nos cruzamentos, 29% de acerto nos dribles, 72 perdas de posse de bola, 24 disputas de bola vencidas, oito disputas aéreas vencidas, oito desarmes, quatro interceptações e sete cortes.
Segundo tempo
Para a segunda etapa, o técnico português Vítor Pereira promoveu a entrada do meio-campista Giuliano. Ele entrou na vaga de Renato Augusto. O Avaí, por sua vez, tirou Vinícius Leite e Copete e colocou Eduardo e Bissoli.
Aos três minutos, Bruno Silva sofreu cartão amarelo após falta dura em Róger Guedes no meio-campo. Aos cinco minutos, Giuliano carregou pelo meio e foi parado na risca da entrada da área, sem conseguir finalizar.
Dois minutos depois, Du Queiroz saiu jogando mal no campo de defesa e perdeu para Raniele. A bola ficou com Morato, que arriscou de longe e viu a bola raspar a trave de Cássio. O goleiro corinthiano fez grande defesa aos nove minutos. Eduardo recebeu cara a cara com o camisa 12 e finalizou, mas o arqueiro encaixou.
Terceiro gol do Corinthians (e o terceiro de Róger Guedes!): o Timão ampliou o placar aos nove minutos do segundo tempo, após bom cruzamento de Lucas Piton. O camisa 9, na pequena área, só empurrou para o gol para marcar seu primeiro hat-trick pelo clube.
Cássio foi novamente exigido aos 14 minutos. O goleiro fez boa defesa em chute de longe de Morato. No rebote, Kevin Cruzou, mas o arqueiro foi lá no alto para recuperar a posse para o Timão.
Logo em seguida, o Avaí e o Corinthians mexeram nos times. Do lado catarinense, Marcinho deixou o campo para a entrada de Muriqui. Já do lado paulista, Roni e Willian entraram nas vagas de Maycon e Júnior Moraes.
O Leão assustou de novo aos 17. Raniele limpou dois defensores corinthianos e disparou pelo meio. Ele tentou chutar de fora da área, mas Cássio defendeu. O Gigante voltou a fazer boa defesa aos 23 após chute cruzado pela esquerda. No minuto seguinte, Marcinho foi lançado pelas costas de Piton, mas estava em posição de Impedimento.
Aos 25, Roni sofreu cartão amarelo após dura entrada no meio-campo. Depois, Vítor Pereira colocou Gustavo Mantuan na vaga de Adson. Neste mesmo momento, o Avaí promoveu a saída de Morato para a entrada de Dentinho.
Com pouco menos de 33 minutos, Willian recebeu pela esquerda e saiu costurando a defesa rival, mas foi desarmado logo após entrar na área. Após a entrada do camisa 10, Róger Guedes passou a jogar centralizado. Aos 35, Eduardo Barroca colocou Jean Cléber na vaga de Raniele.
Em seguida, Giovane entrou no lugar de Róger Guedes. No segundo tempo, o Timão viu seu ritmo cair por conta do desgaste, substituições e até pelo placar definido. O atacante Giovane, que acabara de entrar, arriscou de longe aos 40 minutos. Apesar da força, a bola subiu muito e foi para fora. O árbitro acrescentou três minutos, o que foi suficiente para o time de Vítor Pereira segurar o resultado e levar mais três pontos na bagagem.
Estatísticas do Corinthians durante todo o duelo (SofaScore):
E agora?
Com o resultado, o Corinthians manteve seu 100% de aproveitamento no Brasileirão e ampliou sua sequência de vitórias para três jogos. O próximo compromisso corinthiano será na quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), contra a Portuguesa-RJ, pela terceira fase da Copa do Brasil. Já pela competição de pontos corridos, o Timão volta a campo no sábado, na Arena Barueri, para enfrentar o Palmeiras, às 19h.
Veja mais:
Corpo do ídolo corinthiano Freddy Rincón é velado em estádio de Cali, na Colômbia, neste sábado
Corinthians não perde para o Avaí há quase 11 anos e tem retrospecto histórico bem favorável
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados