- Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão
Róger Guedes é nome do Corinthians em 2023. Maior goleador alvinegro na temporada, o atacante voltou a balançar as redes na vitória por 2 x 1 contra o Cruzeiro, no último domingo, na Neo Química Arena, pela primeira rodada do Brasileirão, e encostou de vez na briga pela terceira colocação do ranking histórico de artilheiros do estádio corinthiano.
Dono de uma excelente média de 0,44 gol por jogo na Neo Química Arena, o camisa 10 chegou ao 23º tento marcado em 52 duelos em Itaquera. Róger Guedes, agora, está a apenas um gol de igualar a marca do ex-meia Jadson, que balançou as redes 24 vezes e é o terceiro maior artilheiro da história do estádio. O líder é o ex-centroavante Jô, com 30, seguido do paraguaio Romero, com 27 – veja o top-5 abaixo.
Portanto, Guedes pode alcançar o top-3 do ranking de artilharia da Neo Química Arena já nesta quarta-feira, 19, quando o Corinthians recebe o Argentinos Juniors, da Argentina, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. O duelo terá início às 21h30 (de Brasília).
Se marcar contra o Argentinos Juniors, Róger Guedes vai atingir a marca de 24 gols no estádio com menos da metade dos jogos de Jadson. O ex-meia alcançou o número com 112 atuações em Itaquera, enquanto o atacante igualaria o feito com apenas 53 partidas. Líder do ranking, Jô entrou em campo 30 vezes na Neo Química Arena para anotar 30 gols. Já Romero atuou no local em 108 oportunidades.
Ao todo, contando jogos dentro e fora de casa, Róger Guedes soma 11 gols em 16 partidas na temporada, sua melhor marca desde que foi contratado pelo Corinthians, em agosto de 2021. Para efeito de comparação, o segundo maior goleador alvinegro em 2023 é o centroavante Yuri Alberto, com apenas quatro gols.
Se passar em branco contra o Argentinos Junios, Guedes terá nova oportunidade de igualar Jadson no dia 26, contra o Remo, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Esse será o último duelo do Corinthians como mandante em abril – o próximo será diante do Independiente del Valle, do Equador, pela Libertadores, em 2 de maio.
Veja os cinco maiores artilheiros da Neo Química Arena:
1º – Jô: 30 gols em 84 jogos;
2º – Romero: 27 gols em 108 jogos;
3º – Jadson: 24 gols em 112 jogos;
4º – Róger Guedes: 23 gols em 52 jogos;
5º – Paolo Guerrero: 15 gols em 25 jogos.
Veja mais:
Róger Guedes diz que Lázaro faz ‘trabalho fantástico’ e pede paciência com técnico no Corinthians
Corinthians x Palmeiras: Escalação, arbitragem e onde assistir