Um dos principais nomes do Corinthians no final da década de 1990 e no início dos anos 2000, o ex-meia Ricardinho marcava seu último gol com a camisa alvinegra há exatos 17 anos, em 22 de abril de 2006. Disputado no Pacaembu, o duelo foi válido pelo Brasileirão daquele ano e contou com vitória corinthiana por 3 x 0. E o clube relembrou a data nas redes sociais neste sábado, 22.
“Neste dia, em 2006, Ricardinho marcava seu último gol vestindo o manto alvinegro na vitória do Timão por 3 a 0 contra o São Caetano. E que golaço!”, escreveu o Corinthians – veja a publicação e assista ao gol abaixo.
Ricardinho foi titular do Corinthians comandado pelo técnico Ademar Braga no jogo contra o São Caetano. O treinador escalou o time com Silvio Luiz; Coelho, Marcus Vinícius, Betão e Rubens Júnior; Marcelo Mattos, Javier Mascherano, Carlos Alberto e Ricardinho; Nilmar e Carlos Tévez. O atacante argentino e Roger Flores, que entrou ao longo do duelo, marcaram os outros dois gols.
Ricardinho fez parte de um dos melhores times da história do Corinthians e se tornou ídolo com boas atuações e títulos expressivos. Formado na base do Paraná, chegou ao clube em 1998, após rápida passagem pelo Bordeaux, da França, em 1997. Em sua primeira passagem, disputou 254 jogos, marcou 63 gols e caiu rapidamente nas graças da Fiel.
Durante sua primeira passagem pelo Corinthians, Ricardinho ainda chegou à Seleção Brasileira e foi convocado para a Copa do Mundo de 2002, fazendo parte do elenco canarinho que conquistou o pentacampeonato mundial no Japão e na Coreia do Sul. O ex-meia, no entanto, deixou o clube pela porta dos fundos pouco depois do título com o Brasil, se transferindo ao São Paulo.
O ídolo corinthiano, porém, não conseguiu repetir as boas atuações dos tempos de Corinthians no São Paulo e aceitou uma proposta do Middlesbrough, da Inglaterra, em 2004. Dois anos depois, em 2006, retornou ao Timão na época da MSI, mas também não obteve sucesso. Ele se aposentou em 2011, com a camisa do Bahia.
Pelo Corinthians, Ricardinho entrou em campo 277 vezes na soma das duas passagens, com 66 gols marcados e sete títulos conquistados: os Brasileiros de 1998 e 1999, o Mundial de 2000, os Paulistas de 1999 e 2001, a Copa do Brasil de 2002 e o Torneio Rio-São Paulo de 2002. Foram 131 vitórias, 56 empates e 90 derrotas no período.
Veja a publicação do Corinthians e assista ao último gol de Ricardinho pelo clube:
Veja mais:
Corinthians não perdia em casa na fase de grupos da Libertadores há cinco anos
Presidente do Corinthians fez consultas sobre ‘caso Cuca’ e diz acreditar em inocência do treinador
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados