- Por Levi Natan / Redação da Central do Timão
Na próxima terça-feira (4), o Corinthians decide seu futuro na Copa Libertadores diante do Boca Juniors. As equipes se enfrentam às 21h30 (Brasília), na Bombonera, em partida pela volta das oitavas de final da competição continental.
Com um histórico positivo diante de equipes brasileiras, o Boca Juniors já disputou 22 mata-matas contra clubes do Brasil e saiu vitorioso em 17 ocasiões. Das cinco vezes em que foi derrotado, apenas uma aconteceu na Argentina, há 59 anos, com o Santos de Pelé batendo os xeneizes por 2 x 1, na final da Libertadores, em plena Bombonera. As demais derrotas aconteceram solo brasileiro, como o vice-campeonato para o próprio Corinthians, em 2012.
No entanto, o retrospecto recente dos argentinos na Copa Libertadores mostra fragilidades no Boca Juniors. Isso porque nas últimas seis edições da competição, os xeneizes foram eliminados duas vezes na Bombonera, em 2016, diante do Independiente del Valle, e em 2019, para o River Plate. Em 2017, os Bosteros ficaram de fora da Libertadores e voltaram no ano seguinte com uma boa campanha até a final, onde foram vice-campeões.
Além disso, o Boca Juniors vem de duas eliminações seguidas para times brasileiros nos últimos anos na Libertadores. Em 2020, o Santos eliminou os argentinos na semifinal da competição decidindo o jogo de volta na Vila Belmiro. Depois, em 2021, foi a vez do Atlético-MG eliminar o Boca Juniors, mas desta vez nas oitavas de final, no Mineirão.
Leia mais:
Perto de ser vendido pelo Corinthians, João Victor viajará à Argentina para jogo contra Boca Juniors
Ex-Corinthians, Carille estreia com vitória na segunda divisão do Japão
Corinthians dá início à preparação para jogo contra o Boca Juniors