Nesta quinta-feira (06), o Corinthians fará sua estreia na Conmebol Libertadores de 2023. Buscando o bicampeonato, o Timão iniciará sua trajetória rumo à Glória Eterna enfrentando o Liverpool-URU, no Estádio Centenário, às 19h (horário de Brasília). A Central do Timão relembra as estreias do Alvinegro na competição continental ao longo deste século.
O retrospecto do Corinthians em estreias de Libertadores neste século é de cinco vitórias, quatro empates e três derrotas. Confira abaixo como foi cada jogo, as respectivas escalações e os resultados.
Libertadores 2003 – Corinthians 1 x 0 Cruz Azul (MEX)
A primeira Libertadores do Corinthians neste século foi em 2003. Naquela edição, a equipe estreou vencendo o time mexicano Cruz Azul por 1 x 0 no Estádio do Pacaembu, com um gol marcado pelo jovem Liédson. Para o confronto, o técnico Geninho escalou a seguinte equipe: Doni; Rogério, Anderson Cléber, Fábio Luciano, Kléber, Fabinho, Vampeta, Renato Abreu, Liedson Leandro Lessa e Gil.
Naquele ano, o Timão foi eliminado nas oitavas de final após sofrer duas derrotas para o River Plate-ARG, encerrando sua participação com um total de oito jogos, sendo cinco vitórias e três derrotas.
Libertadores 2006 – Corinthians 1 x 0 Deportivo Cali (COL)
O então campeão brasileiro de 2005 estreava na Libertadores do ano seguinte contra o Deportivo Cali-COL. O time de Antônio Lopes venceu o confronto por 1 x 0, com gol de Ricardinho. A equipe que entrou em campo era composta por: Marcelo, Coelho, Wescley, Betão, Gustavo Nery, Bruno Otávio, Marcelo Mattos, Ricardinho, Carlos Alberto, Tévez e Nilmar.
O Corinthians foi novamente eliminado pelo River Plate nas oitavas de final. A participação do Time do Povo na competição teve oito jogos, quatro vitórias, três derrotas e um empate.
Libertadores 2010 – Corinthians 2 x 1 Racing (URU)
Em 2010, o Corinthians também estreou na competição internacional com vitória. O Timão bateu o Racing por 2 x 1, de virada. Os dois gols corinthianos foram marcados por Elias. A equipe de Mano Menezes foi à campo com: Felipe, Alessandro, Chicão, William, Roberto Carlos, Ralf, Elias, Tcheco, Jorge Henrique, Defederico e Ronaldo.
O Alvinegro acabou sendo eliminado novamente, desta vez nas quartas de final, diante do Flamengo, devido ao critério gol fora. A campanha corinthiana teve oito jogos, seis vitórias, uma derrota e um empate.
Libertadores 2011 – Corinthians 0 x 0 Tolima (COL)
Em 2011, o Corinthians empatou por 0 x 0 com o Tolima no Pacaembu, resultando na primeira eliminação de um time brasileiro na Pré-Libertadores. O time do técnico Tite era: Julio César, Alessandro, Chicão, Leandro Castán, Roberto Carlos, Ralf, Jucilei, Bruno César, Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo.
Na Colômbia, a equipe da casa venceu o Timão por 2 x 0, encerrando a participação do time alvinegro naquela edição da Libertadores com apenas dois jogos.
Libertadores 2012 – Corinthians 1 x 1 Deportivo Táchira (VEN)
A redenção de Tite aconteceu no ano seguinte, em 2012, quando o Corinthians conquistou o título invicto da Copa Libertadores. Em sua estreia no torneio, o time alvinegro empatou por 1 x 1 com o Deportivo Táchira-VEN, com Ralf marcando o gol de empate aos 48 minutos do segundo tempo. A equipe que jogou aquela partida foi: Julio César, Alessandro, Chicão, Leandro Castán, Fábio Santos, Ralf, Paulinho, Danilo, Jorge Henrique, Emerson Sheik e Liedson.
Durante sua trajetória rumo ao título, o Corinthians enfrentou o Emelec-EQU nas oitavas de final, o Vasco nas quartas, o Santos na semifinal e o Boca Juniors-ARG na grande final da Copa Libertadores de 2012. Ao todo, o time disputou 14 jogos, obtendo oito vitórias e seis empates, sem sofrer nenhuma derrota. Dessa forma, o Timão se tornou o único clube a conquistar o torneio de forma invicta com essa quantidade de partidas disputadas.
Libertadores 2013 – Corinthians 1 x 1 San José (BOL)
O então campeão da Libertadores estreou na edição seguinte com empate por 1 x 1 fora de casa, contra o boliviano San José, com gol marcado por Paolo Guerrero. O confronto ficou marcado pela trágica morte do torcedor Kevin Spada, que foi atingido por um sinalizador. Tite escalou a seguinte equipe para o jogo: Cássio, Alessandro, Gil, Paulo André, Fábio Santos, Ralf, Paulinho, Jorge Henrique, Danilo, Emerson e Guerrero.
A edição também ficou marcada pelo polêmico Caso Amarilla. Nos confrontos das oitavas de final, contra o Boca Juniors, o Timão acabou sendo bastante prejudicado pela péssima atuação do árbitro, e a participação da equipe se encerrou com oito jogos, quatro vitórias, duas derrotas e dois empates.
Libertadores 2015 – Corinthians 4 x 0 Once Caldas (CHI)
De volta à pré-Libertadores, desta vez o Corinthians não deu sopa para o azar e venceu de forma confortável o Once Caldas-CHI por 4 x 0. Os gols do jogo foram anotados por Emerson Sheik, Felipe, Elias e Fagner. Para o confronto, o técnico Tite escalou: Cássio, Fagner, Gil, Felipe, Fábio Santos, Ralf, Elias, Renato Augusto, Jadson, Emerson Sheik e Guerrero.
Apesar da grande expectativa da torcida para o torneio, o Corinthians acabou sendo eliminado nas oitavas de final, diante do modesto Guarani-PAR. Em dez partidas disputadas, o Alvinegro venceu cinco, perdeu três e empatou duas.
Libertadores 2016 – Corinthians 1 x 0 Cobresal (CHI)
Em 2016, o Corinthians estreou com vitória por 1 x 0 sobre o Cobresal-CHI. A equipe de Tite conquistou o resultado aos 46 minutos do segundo tempo, com um gol contra. O time para a partida foi: Cássio, Fagner, Felipe, Yago, Uendel, Bruno Henrique, Romero, Elias, Lucca e Danilo.
A participação do Time do Povo foi novamente encerrada nas oitavas de final, desta vez contra o Nacional-URU. Com dois empates, 0 x 0 e 2 x 2, o Alvinegro foi eliminado pelo critério do gol fora de casa. O retrospecto da equipe na competição foi de oito jogos, quatro vitórias, uma derrota e três empates.
Libertadores 2018 – Corinthians 0 x 0 Millonarios (COL)
Em 2018, o campeão brasileiro começava sua trajetória em busca da Glória Eterna com um empate sem gols contra o Millonarios-COL. Fábio Carille escalou Cássio, Fagner, Balbuena, Henrique, Maycon, Gabriel, Renê Júnior, Romero, Jadson, Mateus Vital e Clayson.
Mais uma vez, o Timão acabou eliminado nas oitavas de final da competição continental. Nesta ocasião, diante do Colo-Colo, do Chile. A campanha teve oito jogos, quatro vitórias, um empate e três derrotas.
Libertadores 2020 – Guarani 1 x 0 Corinthians
Carrasco do Timão, o Guarani-PAR eliminou novamente o Corinthians da competição, desta vez pela Pré-Libertadores. Após perder o jogo de ida por 1 x 0, a Neo Química Arena ficou lotada para apoiar o time de Tiago Nunes em busca da remontada. O Timão venceu por 2 x 1, resultado insuficiente para a classificação. A equipe que foi a campo era composta por: Cássio, Fagner, Pedro Henrique, Gil, Sidcley, Camacho, Cantillo, Janderson, Luan, Everaldo e Mauro Boselli.
Libertadores 2022 – Always Ready 2 x 0 Corinthians
A maior derrota do Corinthians em estreias de Libertadores neste século foi contra o Always Ready-BOL, por 2 x 0. Na altitude, o técnico Vítor Pereira escalou Cássio, João Pedro, João Victor, Gil, Fábio Santos, Du Queiroz, Paulinho, Renato Augusto, Willian, Adson e Jô.
A campanha do Timão foi a melhor desde a conquista da Libertadores em 2012. O Alvinegro acabou sendo eliminado para o Flamengo nas quartas de final, equipe que mais tarde conquistaria o título. A campanha do Time do Povo teve 10 jogos, duas vitórias, três derrotas e cinco empates.
Veja mais:
Fernando Lázaro realiza treino tático de olho em duelo contra time uruguaio
Liverpool-URU anuncia venda de ingressos para duelo contra o Corinthians pela Libertadores
Zagueiro emprestado pelo Corinthians comemora primeiro título da carreira por clube da Série A
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados