- Por Kennedy Cardoso / Redação Central do Timão
Neste sábado (09), às 16h30 (Brasília), em jogo válido pela 25ª rodada do Brasileirão, o Corinthians enfrenta o Sport buscando quebrar um tabu de nunca ter vencido uma partida na Arena Pernambuco. Além disto, o Timão também quer ampliar a pequena vantagem no retrospecto histórico contra o time pernambucano.
Até aqui, os clubes já se enfrentaram em 45 oportunidades, com 19 vitórias alvinegras, 16 triunfos rubro-negros e dez empates, entre Campeonatos Brasileiros, Copas do Brasil e amistosos – o aproveitamento corinthiano é de 49,7%. O equilíbrio também é notável nos gols marcados: foram 65 a favor do time paulista, enquanto os nordestinos anotaram 56.
A primeira partida entre ambos ocorreu na Ilha do Retiro, tradicional estádio do Sport, em um amistoso no ano de 1954. A equipe da casa acabou vencendo por 2×0, com gols de Ilo e Carlinhos. O primeiro triunfo do Timão no confronto aconteceu somente 11 anos depois, em outro jogo amigável na Ilha do Retiro, em 1965. Os gols alvinegros foram de Flávio, duas vezes, Bazani, Lima e Dino Sani, que ajudaram a construir o placar de 5×2.
Outros duelos históricos também são lembrados, como a final da Copa do Brasil de 2008. O jogo de ida, disputado no Morumbi, foi vencido pelo Corinthians por 3×1, com gols de Dentinho, Herrera e Acosta. No entanto, na volta, em Recife, os nordestinos venceram por 2×0 e ficaram com o troféu nacional, devido à regra do gol fora de casa.
Veja mais:
Direto de Pernambuco, Corinthians encerra preparação para enfrentar o Sport; veja o provável time
Marquinhos pode ter nova oportunidade no Corinthians justamente contra seu ex-clube
Para seguir embalado no Brasileirão, Corinthians busca primeira vitória na Arena Pernambuco