Neste sábado, 23, o Corinthians tem a chance de ficar a uma vitória de distância do Palmeiras no retrospecto histórico do clássico. Os arquirrivais se enfrentam a partir das 19h (de Brasília), na Arena Barueri, em jogo válido pela terceira rodada do Brasileirão, com mando de campo palmeirense.
Protagonistas da maior rivalidade de São Paulo e de uma das maiores do Brasil, Timão e Alviverde duelaram pela primeira vez em 6 de maio de 1917, há quase 105 anos. Na história, as equipes mediram forças em 372 oportunidades, com 129 vitórias corinthianas, 112 empates e 131 vitórias palmeirenses.
O Pacaembu foi o estádio que mais vezes recebeu jogos entre Corinthians e Palmeiras. Ao todo, a Saudosa Maloca recebeu 153 clássicos, o que significa mais de um terço (cerca de 38,5%) dos confrontos entre ambos na história. No local, o Timão leva vantagem no retrospecto: são 60 vitórias, 47 empates e 46 derrotas, além de 226 gols marcados e 219 sofridos.
O clube do Parque São Jorge também tem desvantagem no saldo de gols contra seu maior rival. No total, os alvinegros balançaram as redes no clássico 489 vezes, enquanto os alviverdes marcaram em 532 oportunidades. Assim sendo, o Derby já teve 1.021 gols marcados na história, o que resultado em uma média de 2,74 tentos por jogo.
Vale destacar que, caso conquiste os três pontos nesta noite, o time atualmente comandado pelo técnico português Vítor Pereira irá ficar a apenas uma vitória de igualar o retrospecto geral do clássico. Neste cenário, o Corinthians chegaria a 130 vitórias, contra 131 do adversário.
Veja mais:
Corinthians e Palmeiras voltam a se enfrentar fora da capital paulista após quase 11 anos; relembre
Ex-jogadores do Corinthians iniciam curso da CBF que permite ser técnico em categorias de base
Corinthians vence o Metropolitano pelo Campeonato Paulista Sub-15 e Sub-17
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados