Retrospecto: Corinthians tem leve vantagem contra o Atlético-GO, mas histórico recente é equilibrado

  • Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão

O Corinthians tem leve vantagem no retrospecto geral contra o Atlético-GO, adversário desta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Antônio Accioly, em jogo válido pelas quartas de final da Copa do Brasil. Ambos se enfrentaram pela primeira vez em um amistoso, no Estádio Olímpico de Goiânia, no dia 19 de junho de 1958, quando o Timão venceu o Dragão por 4 x 0, com gols de Índio e Zague, duas vezes cada.

Ao todo, alvinegros e rubro-negros duelaram 17 vezes na história. O Corinthians venceu sete jogos e marcou 23 gols, enquanto o Atlético-GO acumula cinco vitórias, com 15 bolas nas redes, além de cinco empates. Sendo assim, o confronto tem uma média de 2,24 gols por partida.

Corinthians e Atlético-GO se enfrentaram pela última vez há pouco menos de dois meses. Foto: Bruno Cosino/ACG.

Além daquela goleada por 4 x 0, a maior da história do confronto, o Corinthians também venceu o Rubro-Negro por três gols de diferença em duas oportunidades: a primeira foi no segundo jogo entre ambos na história, em 1967, novamente em Goiânia, quando o ídolo Rivellino marcou dois gols e comandou a vitória por 4 x 1 – Nair e Flávio também balançaram as redes. Já a segunda vez foi no Brasileirão de 2011, quando Leandro Castán, Alex e Willian anotaram no triunfo alvinegro por 3 x 0, no Pacaembu.

O jogo com maior número de gols entre Corinthians e Atlético-GO aconteceu no ano anterior. Em 10 de outubro de 2010, o Dragão superou o Timão por 4 x 3, também no Pacaembu. Leandro Castán, Iarley e William Morais marcaram os gols alvinegros, enquanto Juninho, Gilson, Marcão e Thiago Heleno deram a vitória para os rubro-negros.

Apesar de levar uma vantagem histórica, o Corinthians teve problemas quando enfrentou o Atlético-GO nos últimos anos. Desde 2020, as equipes duelaram em sete oportunidades e o clube do Parque São Jorge venceu apenas uma vez, justamente no último encontro entre ambos, pelo Brasileirão deste ano, por 1 x 0. No período, o Dragão venceu duas vezes, além de outros quatro empates.

O duelo desta quarta-feira, vale lembrar, será válido pela ida das quartas de final da Copa do Brasil. O confronto de volta está marcado para o dia 17 de agosto, na Neo Química Arena. Não há mais o critério de gol fora de casa na competição nacional.

Veja mais:

Confira as garantias do Corinthians no acordo com a Caixa pela dívida da Neo Química Arena

Corinthians enfrenta Mirassol podendo se classificar para as oitavas de final do Paulistão Sub-20

Fausto Vera elogia estrutura do Corinthians e fala sobre desejo de estrear: “Estou à disposição”

Notícias do Corinthians

Rolar para cima