Embora o Corinthians esteja em um momento ruim na temporada, a torcida corinthiana tem um bom motivo para acreditar que os comandados de Vanderlei Luxemburgo chegarão às quartas de final da Copa do Brasil. Isso porque o Timão leva grande vantagem no retrospecto contra o Atlético-MG em jogos eliminatórios. Os dois se enfrentam nesta quarta-feira, 17, às 21h30, no Mineirão, pela ida das oitavas de final.
Esse é o oitavo mata-mata disputado entre Corinthians e Atlético-MG na história. E nos sete duelos eliminatórios anteriores, o Timão conseguiu a classificação (ou título) em seis oportunidades, enquanto o Galo avançou apenas uma vez. Os clubes já decidiram vaga em três competições diferentes: Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.
O primeiro mata-mata da história entre paulistas e mineiros aconteceu pelas quartas de final do Brasileirão de 1990. Ainda em busca de seu primeiro título brasileiro, o Corinthians bateu o Atlético-MG por 2 x 1, no Pacaembu, com dois gols do ídolo Neto. Na volta, empate sem gols e a classificação corinthiana para a semifinal, que viria a terminar com a conquista nacional.
Quatro anos depois, Timão e Galo se reencontraram em mata-mata pela semifinal do Brasileirão de 1994. E os então comandados de Jair Pereira perderam o primeiro jogo por 3 x 2, em Belo Horizonte, mas venceram por 1 x 0 em São Paulo e ficaram com a vaga pelo critério do gol marcado como visitante. O Corinthians, no entanto, viria a perder o título para o Palmeiras na final.
Já em 1997, os clubes mediram forças pela primeira vez na história na Copa do Brasil, e o Corinthians, novamente, levou a melhor, assim como nos confrontos pelo Brasileirão. Vitória por 1 x 0 no jogo de ida, em São Paulo, e empate por 1 x 1 em Minas Gerais. O Timão ainda eliminou o Athletico-PR nas quartas, antes de ser desclassificado pelo Grêmio na semifinal.
Dois anos depois, Corinthians e Atlético-MG decidiram a primeira – e única – final entre ambos. E o Galo abriu a decisão do Brasileirão de 1999 com vitória por 3 x 2 no Mineirão. Mas o Timão venceu por 2 x 0 no segundo jogo e forçou o terceiro duelo, que terminou empatado sem gols. O clube do Parque São Jorge, então, conquistou o terceiro título brasileiro de sua história com um placar agregado de 4 x 3.
Em seguida, os clubes duelaram por uma vaga na semifinal da Libertadores de 2000. Corinthians e Galo empataram por 1 x 1 no primeiro jogo, em Minas Gerais, e decidiram a classificação no Morumbi. O Coringão venceu por 2 x 1 e seguiu adiante na competição nacional, mas foi eliminado pelo Palmeiras na fase seguinte, nos pênaltis.
A última classificação do Corinthians sobre o Atlético-MG em mata-mata ocorreu nas quartas de final do Brasileirão de 2002, com duas vitórias corinthians. A primeira, no Mineirão, com uma goleada por 6 x 2. E praticamente eliminado, o Galo foi até o Morumbi para tentar uma virada histórica, mas sofreu nova derrota, agora por 2 x 1.
Por fim, o Atlético-MG só foi levar a melhor sobre o Corinthians em alguma eliminatória em 2014, pelas quartas de final da Copa do Brasil, que viria a culminar em título inédito dos atleticanos. O Timão, então comandado pelo treinador Mano Menezes, venceu o jogo de ida por 2 x 0, na Neo Química Arena, e até abriu o placar com Paolo Guerrero na volta, em Belo Horizonte. Porém, o Galo virou para 4 x 1 e ficou com a vaga na semifinal.
Relembre todos os jogos eliminatórios entre Corinthians e Atlético-MG na história:
Quartas de final do Brasileirão de 1990: Corinthians 2 x 1 Atlético-MG | Atlético-MG 0 x 0 Corinthians;
Semifinal do Brasileirão de 1994: Atlético-MG 3 x 2 Corinthians | Corinthians 1 x 0 Atlético-MG;
Oitavas de final da Copa do Brasil de 1997: Corinthians 1 x 0 Atlético-MG | Atlético-MG 1 x 1 Corinthians;
Final do Brasileirão de 1999: Atlético-MG 3 x 2 Corinthians | Corinthians 2 x 0 Atlético-MG | Corinthians 0 x 0 Atlético-MG;
Quartas de final da Libertadores de 2000: Atlético-MG 1 x 1 Corinthians | Corinthians 2 x 1 Atlético-MG;
Quartas de final do Brasileirão de 2002: Atlético-MG 2 x 6 Corinthians | Corinthians 2 x 1 Atlético-MG;
Quartas de final da Copa do Brasil de 2014: Corinthians 2 x 0 Atlético-MG | Atlético-MG 4 x 1 Corinthians.
Veja mais:
Atlético-MG x Corinthians: escalação, arbitragem e onde assistir
Palmeiras x Corinthians: escalação, arbitragem e onde assistir
Ex-lateral com passagem pela Seleção Brasileira diz o motivo de nunca ter jogado no Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados