O Corinthians busca melhorar o seu retrospecto contra o Boca Juniors, na La Bombonera nesta terça-feira (17), às 21h30 (de Brasília), em jogo válido pela quinta rodada do Grupo E da Conmebol Libertadores. Este será o sétimo duelo na história entre as equipes no estádio argentino.
Em seis confrontos até aqui, o Corinthians venceu uma vez, empatou mais uma e perdeu em outras quatro oportunidades. A equipe corinthiana balançou as redes por seis vezes na La Bombonera, enquanto o time xeneize marcou 16 gols.
O primeiro duelo entre Corinthians e Boca Juniors em La Bombonera aconteceu pelo Torneio Octogonal de Verão, em 21 de janeiro de 1961. Há 61 anos, o Timão venceu por 4 x 3, com gols de Paulinho, três vezes, e Zague. Esta foi a única vitória alvinegra na história do confronto em território argentino.
No retrospecto geral, o confronto segue bem equilibrado com seis vitórias para o time xeneize, cinco vitórias para o Timão, além de cinco empates. O Boca Juniors balançou as redes alvinegras em 30 oportunidades, enquanto o Corinthians marcou 23 gols na equipe argentina, obtendo uma média de 3,3 gols por partida.
Apesar de não serem do mesmo país, as equipes construíram uma rivalidade sul-americana ao longo da história. A começar pelas oitavas de final da Libertadores de 1991, na qual o Boca Juniors acabou ficando com a classificação, após vencer o jogo de ida, por 3 x 1, e empatar o da volta, por 1 x 1. O Boca Juniors viria a eliminar o Corinthians em mais duas oportunidades. Em 2000, pela Copa Mercosul, o Corinthians perdeu na La Bombonera, por 3 x 0, e empatou por 2 x 2, no Estádio do Morumbi.
A redenção alvinegra veio em 2012, quando o Timão sagrou-se campeão da Libertadores diante do rival auriceleste. Um dos resultados mais importantes da campanha corinthiana no título invicto da Libertadores 2012 foi a partida de ida da final da competição continental, quando o Timão foi a La Bombonera e empatou com o Boca Juniors por 1 x 1, com gol de Romarinho nos minutos finais da partida. No jogo de volta, disputado no Estádio do Pacaembu, o Corinthians venceu o time xeneize por 2 x 0, com dois gols de Emerson Sheik, e conquistou o título inédito.
Por fim, na Libertadores de 2013, em partida válida pelas oitavas de final, o Timão saiu derrotado no jogo de ida, por 1 x 0, e empatou por 1 x 1 no duelo de volta, que ficou marcado pela arbitragem polêmica do paraguaio Carlos Amarilla.
O confronto mais recente entre as equipes aconteceu no dia 26 de abril, na Neo Química Arena, pela terceira rodada do Grupo E da Conmebol Libertadores 2022. O Corinthians venceu o Boca Juniors por 2 x 0, com dois gols do volante Maycon.
O Timão lidera o Grupo E com sete pontos, seguido dos argentinos, com seis. O Deportivo Cali tem cinco, enquanto o Always Ready é o lanterna, com quatro. Uma vitória sobre o Boca Juniors na noite de hoje garante o Corinthians nas oitavas de final da competição sul-americana.
Confira retrospecto completo do Corinthians na La Bombonera:
Boca Juniors 3 x 4 Corinthians – Torneio Octogonal de Verão 1961
Boca Juniors 5 x 0 Corinthians – Amistoso 1961
Boca Juniors 3 x 1 Corinthians – Libertadores 1991
Boca Juniors 3 x 0 Corinthians – Copa Mercosul 2000
Boca Juniors 1 x 1 Corinthians – Libertadores 2012
Boca Juniors 1 x 0 Corinthians – Libertadores 2013
Veja mais:
Corinthians abre venda de ingressos para clássico contra o São Paulo em Itaquera; veja detalhes
Chicão recorda preparação do Corinthians para final da Libertadores: “Nunca tivemos medo do Boca”
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados