O ano de 2023 vai chegando ao fim, e a Central do Timão segue com a série de matérias especiais relembrando como foi a temporada do Corinthians em todas as modalidades. Agora, a retrospectiva será sobre a campanha vice-campeã no Paulista de Basquete, em final perdida por apenas um ponto de diferença.
Primeira fase
O Corinthians estreou no Paulista de Basquete e na temporada 2023/24 no dia 2 de agosto. Estreando o técnico argentino Silvio Santander e reformulado, com as contratações de nomes de peso como Elinho, Rafael Hettsheimeir e Léo Demétrio, o Timão perdeu para o Pinheiros por 78 x 74, no Ginásio Henrique Villaboim.
Na segunda rodada, porém, o Corinthians ganhou do Bauru por 84 x 80 no Ginásio Wlamir. Mas os dois jogos seguintes terminaram com derrota, contra Paulistano (84 x 63) e Franca (81 x 65), duas potências do basquete estadual e nacional. A recuperação veio no dia 15 de agosto, com vitória por 92 x 90 contra o rival São Paulo, no Parque São Jorge.
A vitória no Majestoso deu confiança ao Corinthians, que emendou sequência boa, com resultados positivos contra Osasco (98 x 69) e Mogi (81 x 66). Entretanto, uma derrota para o São José (58 x 56) freou a série de triunfos.
Fase de realinhamento
Os resultados da primeira fase não garantiram vaga direta ao Corinthians no mata-mata, e o clube precisou disputar a fase de realinhamento da competição. O Timão venceu Bauru (84 x 74) e Osasco (70 x 49) e perdeu para o Mogi (78 x 72), mas confirmou classificação às quartas de final.
Quartas de final
Na primeira eliminatória, o Corinthians enfrentou o São José em série melhor de três. Os comandados de Silvio Santander abriram as quartas de final com vitória por 79 x 75, no Ginásio Wlamir Marques. No segundo duelo, porém, derrota por 86 x 78, no Ginásio Lineu de Moura, que forçou o terceiro confronto.
O terceiro jogo aconteceu apenas dois dias depois, novamente na quadra adversária. Desta vez, o Corinthians fez bonito e contou, principalmente, com excelente atuação de Elinho para avançar à semifinal. O armador terminou a partida como cestinha, com 22 pontos, e conduziu a classificação alvinegra ao Final Four.
Semifinal
O Final Four contou com quatro jogos únicos: duas semifinais, decisão do terceiro lugar e final. Todos foram disputados no Ginásio Felipe Karan. Na semifinal, o Corinthians enfrentou o São Paulo e, assim como na primeira fase, saiu vencedor. O Timão contou com atuação brilhante do pivô Rafael Hettsheimeir, cestinha do jogo, com 25 pontos, e deixou a quadra com vitória por 87 x 78. Vaga garantida na final!
Final
Na decisão do título, o Corinthians teve o Paulistano como adversário. Em uma final eletrizante, os comandados de Silvio Santander chegaram a abrir uma vantagem de 16 pontos durante o terceiro quarto, mas caíram de produção na etapa final e perderam o título a três segundos do fim do jogo, com cesta do ala Anderson, que deu a taça ao adversário pelo placar de 83 x 82.
Mesmo com a derrota, Rafael Hettsheimeir também foi destaque do Corinthians na final, sendo o cestinha do jogo, com 25 pontos, além de sete rebotes. O Timão, 14 vezes campeão estadual, perdeu a chance de igualar o Franca (15 títulos), como maior vencedor da competição.
Veja mais:
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados