Em clima de fim de ano, a Central do Timão segue com a série de matérias especiais de retrospectiva 2023, relembrando a participação do Corinthians em várias competições de categorias e modalidades diferentes ao longo da última temporada. Desta vez, a reportagem recorda como foi campanha alvinegra no Brasileirão Sub-20.
Primeira fase
A competição nacional começou com 20 participantes, divididos em dois grupos de dez clubes. O Corinthians caiu no Grupo A, ao lado de Flamengo, Internacional, Botafogo, Atlético-MG, América-MG, Cuiabá, Fluminense, Ceará e Red Bull Bragantino.
A estreia alvinegra aconteceu contra o Flamengo, no dia 3 de março. Os comandados de Danilo Andrade golearam no Canindé pelo placar de 4 x 0, com gols de Diego Santos (contra), Higor (duas vezes) e Felipe Augusto. O Rubro-Negro, porém, acabou a primeira fase como líder do Grupo A, apesar da derrota para o Corinthians.
Ao longo da primeira fase, que contou com turno único, o Corinthians ainda venceu Red Bull Bragantino, Cuiabá, América-MG e Botafogo, empatou com Internacional, Fluminense e Atlético-MG e perdeu para o Ceará. Foram 20 gols marcados, o melhor ataque do grupo, e 11 sofridos. A campanha resultou na vice-liderança da chave, com 18 pontos.
Quartas de final
O regulamento colocou o Corinthians, vice-líder do Grupo A, contra o Grêmio, terceiro colocado do Grupo B, nas quartas de final. Pela melhor campanha, o time de Danilo Andrade teve o direito de decidir a vaga na semifinal como mandante.
Já no primeiro jogo, com mando de campo gremista, disputado em Eldorado do Sul, o Corinthians abriu vantagem e ganhou por 2 x 1, com gols de Kayke e Thomas Lisboa. O resultado permitiu ao time empatar na Fazendinha para se classificar à próxima fase.
Mesmo com a vantagem do empate, o Corinthians não aliviou para o Grêmio e venceu de novo, pelo mesmo placar do primeiro jogo. Os gols, agora, foram marcados por Giovane e João Pedro. O resultado agregado de 4 x 2 deu a classificação à equipe do técnico Danilo Andrade.
Semifinal
Na semifinal, o Corinthians enfrentou o Palmeiras. Os dois clubes terminaram com 18 pontos na primeira fase, mas os corinthianos venceram os dois jogos das quartas de final, enquanto os palmeirenses empataram um contra o Botafogo e ganharam o outro. Pela maior pontuação geral, a equipe de Danilo Andrade teve a oportunidade de, mais uma vez, decidir a vaga como mandante.
A primeira partida da semifinal, então, aconteceu com mando alviverde, em Santana de Parnaíba. O Corinthians, porém, fez um jogo desastroso, principalmente no segundo tempo, e perdeu por 5 x 1, sendo virtualmente eliminado do Brasileirão Sub-20 já no confronto de ida. O único gol alvinegro foi de Pedrinho, de pênalti, nos acréscimos do segundo tempo.
Sem desacreditar na chance de ir para a final, o Corinthians levou o segundo jogo da semifinal para a Neo Química Arena. Porém, mesmo diante de sua torcida, o time alvinegro perdeu por 1 x 0 e se despediu da competição com duas derrotas para o Palmeiras, apesar de ter lutado bastante durante a partida.
Veja mais:
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados