O ano vai chegando ao fim, e a Central do Timão segue com a série de matérias especiais relembrando a participação do Corinthians em várias competições ao longo dos últimos meses. Agora, vamos recordar como foi a campanha do clube na Copa Super 8, torneio que abriu o 2023 da equipe de basquete.
Classificação
O Corinthians conquistou vaga na Copa Super 8 apenas pela segunda vez na história. A classificação foi confirmada no início de janeiro, quando o clube encerrou o primeiro turno do NBB 2022/23 na quinta colocação. Os oito primeiros asseguraram participação no torneio de tiro curto, disputado com partidas únicas eliminatórias. O campeão do Super 8 garante presença na Champions League das Américas.
Quartas de final
O chaveamento colocou o líder do primeiro turno do NBB contra o oitavo, o vice-líder contra o sétimo, e assim sucessivamente. O Corinthians, quinto colocado, encarou o Minas, que terminou na quarta posição, nas quartas de final da Copa Super 8. Pela melhor campanha, a equipe adversária teve a chance de jogar o jogo único eliminatório como mandante, na Arena UniBH.
Por jogar como visitante, o Corinthians não entrou como favorito. Mas o Timão surpreendeu e conseguiu a classificação. Os então comandados de Léo Figueiró venceram os três últimos quartos e contaram com uma atuação iluminada de Davaunta Thomas, que fez 31 pontos, a maior pontuação individual da história da Copa Super 8.
Fora os 31 pontos de Thomas, o Corinthians viu Mãozinha se destacar com 11 rebotes, além de Daniel Onwenu dar seis assistências diante do Minas. As atuações fizeram o time de Léo Figueiró sair da Arena UniBH com vitória por 105 x 90. Vaga garantida na semifinal!
Semifinal
Entretanto, o sonho alvinegro de ir para a Champions das Américas acabou na semifinal. O Corinthians foi até o Ginásio Pedrocão para enfrentar o Franca, então líder do NBB com 100% de aproveitamento, e não foi páreo para o adversário, que acabou a temporada 2022/23 como campeão nacional, continental e mundial, além de ter conquistado o título do Super 8.
Mesmo assim, o Franca não encontrou facilidade para vencer o Corinthians e saiu de quadra com uma vitória por apenas oito pontos de diferença: 80 x 72. O Timão ainda saiu na frente no primeiro quarto, com vitória parcial de 20 x 16. O resultado final, porém, causou a eliminação alvinegra na competição. Maique Oliveira, atualmente no Flamengo, foi o destaque corinthiano no jogo, com 18 pontos.
Veja mais:
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados