O ano vai chegando ao fim e é possível ver uma temporada muito positiva das diversas categorias do Corinthians. O Futsal e o Feminino venceram títulos este ano, e apesar da ausência de conquistas do Masculino e do Sub-20, ambos fizeram grandes campanhas nas competições que disputaram neste 2022.
O ano da volta do Corinthians competitivo
Após um 2021 com grandes contratações, mas em meio de temporada, o Corinthians via um 2022 de grande potencial. Com um time forte, a equipe precisava de um grande comandante, e esse nome não era Sylvinho.
O inexperiente técnico não aguentou a pressão da torcida após derrota para o Santos, na terceira rodada do Paulista, em casa, e foi demitido. Após um longo período de nove jogos, Fernando Lázaro, ainda como auxiliar, assumiu o clube. A novela do novo treinador foi longa, mas teve um grande acerto.
Vítor Pereira, técnico de grande sucesso em Portugal, faz seu primeiro jogo pelo Corinthians logo em uma decisão. No dia 24 de março, o português enfrentou o Guarani pelas quartas de final do Paulistão. Após 14 cobranças de pênalti, o Timão se classifica para as semifinais, onde seria eliminado pelo São Paulo.
Com VP, a equipe não conquistou nenhum título, mas viu algo que não via há vários anos, um time competitivo.
Um dos grandes jogos da equipe nesta temporada foi as oitavas de final da Libertadores, contra o Boca Juniors-ARG. Após enfrentar os argentinos na fase de grupos, os dois se encontrariam novamente no mata-mata.
Após um 0 x 0 desilusório, com Róger Guedes perdendo pênalti, o Corinthians ia pra La Bombonera com nenhuma vantagem. Além da situação não ser das melhores, a equipe foi totalmente desfalcada para o confronto contra o Boca.
Para a decisão, o técnico Vítor Pereira tinha os desfalques de Maycon, Paulinho, Renato Augusto, Fagner, Adson, Gustavo Silva e Júnior Moraes.
No entanto, todo o contexto fez a partida ser memorável para o torcedor Corinthians. A equipe eliminou o Boca Juniors-ARG em plena a La Bomborena e avançou para as quartas de final pela primeira vez em 10 anos.
No entanto, o Timão não durou muito na competição e foi eliminado pelo Flamengo nas quartas.
Em um Brasileirão de altos e baixos, o clube ficou na quarta posição com 65 pontos.
Na Copa do Brasil, o Corinthians fez uma grande história. Após eliminar Portuguesa-RJ, Santos, Atlético-GO e Fluminense, a equipe chegou na grande final contra o Flamengo.
Na caminhada para a decisão, o Timão fez jogos memoráveis. No clássico contra o Santos, venceu a partida de ida por 4 x 0. Nas quartas, após perder por 2 x 0 para o Dragão e ser considerado eliminado por muitos, Yuri Alberto anotou um hat-trick e garantiu a vitória por 4 x 1.
Nas semifinais, em um jogaço na partida de ida terminada em 2 x 2, com gol salvador de Róger Guedes no final, o Timão foi para a Neo Química Arena dar um show. Vitória maiúscula por 3 x 0, com direito a golaço de Renato Augusto e gol contra de Felipe Melo, para delírio da torcida no estádio.
Na final, o Corinthians enfrentou o grande time do Flamengo. Após empatar o jogo de ida em 0 x 0, um jogo monumental aconteceu no Maracanã. Com o gol de Pedro, logo no início, o Alvinegro se recuperou emocionalmente e fez um grande segundo tempo.
Em um total domínio, o Timão empatou a partida com Giuliano e levou a decisão para os pênaltis, que infelizmente teve triunfo flamenguista.
No entanto, a Fiel reconheceu o jogo da equipe e elogiou bastante a exibição do time fora de casa contra um adversário com investimentos maiores.
Mais um ano vencedor do Feminino
A eliminação na Libertadores não apaga o grande ano, que ainda pode terminar com o Paulistão, do Corinthians Feminino. Logo em fevereiro, as comandadas de Arthur Elias superaram o Grêmio e foram campeãs da primeira edição da Supercopa do Brasil.
Gabi Zanotti foi decisiva e aos 48 minutos do segundo tempo, decretou o título para as Brabas em frente a 20 mil corinthianos na Neo Química Arena. Vale lembrar que na semifinal da competição o Timão passou pelo rival Palmeiras por 3 x 0.
Além da Supercopa, o Corinthians foi campeão Brasileiro da categoria, e novamente enfrentando um gaúcho na final. No Beira-Rio, o Timão empatou com o Internacional por 1 x 1 pela partida de ida da decisão.
Na Neo Química Arena, a Fiel compareceu o peso e bateu o recorde de maior público em um jogo feminino no país. Cerca de 41.070 pessoas foram assistir a vitória das Brabas sobre o Inter por 4 x 1. A presença em peso da torcida foi à altura da atuação do Corinthians.
Base finalista
O Corinthians também fez uma grande temporada no Sub-20, apesar de não ter conquistado nenhum título. Sob o comando de Danilo, ídolo do clube, o Timão chegou à final do Brasileirão e do Paulista da categoria.
Na competição nacional, o clube acabou perdendo por 1 x 0 para o Palmeiras, na Neo Química. A decisão é feita em jogo único.
Já no Paulistão, o Corinthians perdeu o primeiro jogo por 2 x 0 no seu mando, na Arena Barueri. Na partida de volta, a equipe tentou, mas ficou com o empate em 2 x 2, perdendo o título.
Entretanto, o clube já fica de olho nos diversos atletas que fizeram uma grande temporada na categoria. Guilherme Biro, Matheus Araújo, Murillo, Léo Maná e entre outros atletas devem ganhar maiores oportunidades entre os profissionais em 2023.
O ano campeão do Futsal
Em 2022, o Futsal do Corinthians teve um ano gigantesco com dois títulos. O primeiro, foi o Paulistão, enfrentando o Magnus na final.
Em Sorocaba, pela partida de ida, o duelo ficou empatado em 1 x 1. No Ginásio Wlamir Marques, o Timão tinha a vantagem do empate para ser campeão.
A partida decisiva terminou em 3 x 3 e a equipe de Deividy Hadson ficou com o título estadual. No entanto, o principal troféu da temporada estava por vir.
Em um mata-mata incrível, decidindo todas as partidas fora de casa, o Timão chegou a grande final da Liga Nacional de Futsal contra o Atlântico, de Erechim.
Em duas decisões fantásticas, o Corinthians venceu os dois jogos da final de goleada. No primeiro, em casa, a equipe facilmente fez 6 x 2 sobre o rival.
Já na grande decisão, após passar bom tempo perdendo a partida, e consequentemente o título, o Timão empatou com Deives, faltando apenas três minutos e começou a golear. O resultado final foi 5 x 1 e título nacional para o Corinthians.
É a segunda LNF da história do clube, a primeira foi em 2016.
Veja mais:
América-MG inicia conversas com Corinthians para manter Everaldo em 2023
Movimento do Corinthians com Fernando Lázaro fez sucesso recente, mas também deu errado
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados