- Por Eduardo Costa / Redação da Central do Timão
Um dos lances de maior problema neste Brasileirão para a torcida do Corinthians foi o impedimento de Yuri Alberto no último minuto na partida contra o Goiás. Nesta quinta-feira, Igor Benevenuto, árbitro que comandava o VAR naquela partida, falou sobre o lance.
”As pessoas têm que entender que trabalhamos com procedimentos, existem vários ângulos. Você passa a linha de impedimento pela câmera 6, 7, 13, 14. Nesse lance específico, quando se vê pela câmera normal, a 7, visivelmente para o telespectador parece que ele não está em posição”, diz Igor Benevenuto em entrevista ao Charla Podcast.
”Mas, existe uma coisa chamada paralaxe*. A câmera não está na linha do jogador, no ângulo zero, ela está em 30° ou 60°. Essa angulação pode colocar o jogador em posição legal ou em impedimento. Por isso que traçamos as linhas, o software faz a leitura em 3D e dá o resultado”, diz o juiz.
Igor falou sobre o tamanho da extensão do caso. ”Criou uma polêmica muito grande, porque pela câmera normal, a qual assistimos futebol, visivelmente parecia que não estava. Mas, pela outra visão, do ângulo contrário, mostrava que ele estava em posição irregular”
”Eu digo que o árbitro é a única profissão dentro de campo que mesmo certo está errado. Aí minhas redes sociais ficaram bombando, o pessoal não perdoa”, brincou o árbitro no fim.
*Paralaxe é o deslocamento aparente de um objeto quando se muda o ponto de observação.
Veja mais:
Corinthians e Amazon conversam por parceria envolvendo Fiel Torcedor
Corinthians tem a melhor marca de público em um ano desde a inauguração da Neo Química Arena
Corinthians é a equipe que mais converteu grandes chances criadas em gols no Brasileirão 2022