Corinthians chega novamente às quartas de uma competição continental de forma invicta, como em 2012, ano da conquista da Conmebol Libertadores
Em franca evolução, o Timão fez história após eliminar o Montevideo Wanderers (URU) nas oitavas da Conmebol Sul-Americana 2019. Além de igualar sua melhor participação no torneio (chegou às quartas em 2005), os comandados de Fábio Carille voltam a disputar as quartas de final de uma competição continental, fato que não ocorria desde 2012, quando o Corinthians despachou o Emelec (EQU) nas oitavas da Conmebol Libertadores daquele ano.
Campeão invicto da Conmebol Libertadores em 2012, o Corinthians parou nas oitavas dos torneios continentais que disputou após a conquista.
Em 2013, o Corinthians foi eliminado no Pacaembu após empate com o Boca Juniors (ARG), naquele que é visto por muitos como o jogo mais roubado da história do futebol, em arbitragem nefasta do paraguaio Carlos Amarilla.
Em 2015, 2016 e 2018, o Timão sucumbiu em casa, após derrota para o Guarani (PAR) por 1 a 0, empate com o Nacional (URU) por 2 a 2 e vitória sobre o Colo Colo (CHI) por 2 a 1, respectivamente. Em 2018, o Timão não avançou pelo gol marcado pelos chilenos na Arena Corinthians.
Em 2017, priorizando o Brasileiro daquele ano, que seria conquistado meses depois, o time de Carille caiu na Conmebol Sul-Americana contra o Racing (ARG), também pelo critério do gol fora, após dois empates (1 a 1 na Arena Corinthians e 0 a 0 em Avellaneda.
Campeão Paulista em 2019, o Timão vem quebrando essa escrita. Além de quebrar o “tabu das oitavas”, conquistou todas as suas classificações na Conmebol Sul-Americana 2019 longe de seus domínios. O Corinthians deu o troco no Racing (ARG) após dois empates e vitória nos pênaltis em Avellaneda e venceu Deportivo Lara (VEN) e Montevideo Wanderers (URU) fora de casa, por 2 a 0 e 2 a 1, respectivamente.
O adversário corinthiano nas quartas da Conmebol Sul-Americana 2019 será o Fluminense, eliminado pelo Time do Povo no Brasileirão de 1976 e nas Copas do Brasil de 2009 e 2016. O Corinthians abrirá o confronto na Arena Corinthians, no dia 22 de agosto e buscará a vaga para as semifinais no Maracanã, no dia 29 do mesmo mês.
Por Redação Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados