Mais de três meses após seu último jogo oficial, o Corinthians Basquete volta a atuar nesta quarta-feira, 2, em sua estreia na temporada 2023/24. Renovado e com novo treinador, o clube enfrenta o Pinheiros, no Ginásio Henrique Villaboim, às 20h (horário de Brasília), pela primeira rodada do Campeonato Paulista.
O Corinthians não entra em quadra desde que foi eliminado nas oitavas de final do NBB 2022/23 para a Unifacisa, no final de abril. De lá para cá, o elenco alvinegro sofreu muitas modificações e vem renovado para a temporada que se inicia nesta quarta-feira. Nomes como Davaunta Thomas, Maique Oliveira, Zach Graham e Felipe Queirós deixaram o clube.
As despedidas não ficaram só dentro de quadra. Fora dela, o Corinthians também decidiu não renovar o contrato do técnico Léo Figueiró, que foi substituído pelo argentino Silvio Santander, bicampeão da Liga Argentina. O novo treinador fará sua estreia à frente do clube diante do Pinheiros.
Para repor as saídas, a diretoria do Corinthians agiu bem no mercado e contratou reforços de peso, como o armador Elinho, destaque do São Paulo nas últimas temporadas, o ala/pivô Léo Demétrio e o pivô Rafael Hettsheimeir, ambos ex-Flamengo. Todos são nomes conhecidos no cenário nacional. Também pivô, Lucas Cauê chegou para compor elenco.
Sistema de disputa
O Paulista de Basquete é disputado por dez clubes: Corinthians, Pinheiros, Bauru, Paulistano, Franca, São Paulo, Osasco, AZ Araraquara, Mogi das Cruzes e São José. A primeira fase é disputada em turno único. Depois, o campeonato passa para a fase de realinhamento, onde os cinco melhores vão para o Grupo A e já garantem vaga nos playoffs. Os cinco do Grupo B decidirão três vagas no mata-mata.
A fase de realinhamento também será disputada em turno único, mas com mando de quadra invertido em relação à primeira fase. A pontuação segue contando da etapa inicial da competição. Já os playoffs serão disputados em melhor de três confrontos, com mando de quadra dos dois últimos jogos sendo do clube melhor classificado. Os vencedores avançam à semifinal e lutarão por duas vagas na final.
Escalação
Para a estreia na temporada, o técnico Silvio Santander deve contar com todos os quatro reforços contratados. Léo Demétrio, Elinho e Rafael Hettsheimeir devem começar jogando, enquanto Lucas Cauê deve ser opção para o treinador no banco de reservas. Os jovens Mãozinha e Daniel Onwenu estão com a Seleção Brasileira nos Jogos Mundiais Universitários – o segundo, aliás, nem deve mais vestir a camisa alvinegra.
Portanto, uma possível escalação conta com Cauê Borges, Léo Demétrio, Gabi Campos, Elinho e Rafael Hettsheimeir.
Transmissão
A transmissão do jogo entre Corinthians e Pinheiros será feita pela Federação Paulista de Basquete – clique AQUI minutos antes de a bola subir. Essa será a única opção para acompanhar o duelo ao vivo, além, claro, da presença in loco no Ginásio Henrique Villaboim.
Próximo compromisso
Depois de visitar o Pinheiros, o Corinthians volta a atuar pelo Paulista de Basquete no próximo domingo, dia 6, contra o Bauru, pela segunda rodada da competição estadual. Será o primeiro jogo do Timão no Ginásio Wlamir Marques nesta temporada.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Corinthians recebe o lanterna Cuiabá em busca de manter a liderança do grupo no Brasileirão Sub-17
Corinthians visita a Ponte Preta em busca de manter a liderança na segunda fase do Paulistão Sub-20
Brasil conta com quarteto do Corinthians, empata com a Jamaica e dá adeus à Copa do Mundo Feminina
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados