Luxa, Parreira, Mano e Tite, deixaram o Timão para atender o chamado da CBF
Em uma entrevista recente, Tiago Nunes foi incisivo ao falar o motivo que deixou um trabalho estabilizado no Athletico Paranaense, com o time na fase de grupos da Libertadores 2020, para assumir o Timão:
“O Corinthians é muito grande, é realização de um sonho de um cara que saiu do interior do Rio Grande do Sul”.
O Corinthians é sonho, é gigante, é vitrine. Uma prova disso está no fato de que nenhum outro clube do país cedeu tantos técnicos para a Seleção Brasileira num espaço de pouco mais de 20 anos.
A Central do Timão relembra aqui o momento do Corinthians quando Luxemburgo, Parreira, Mano e Tite foram chamados pela CBF para assumir o comando da equipe nacional. Confira.
Luxemburgo 1998 – Logo após o vice da Copa do mundo de 1998, a CBF agiu rápido e acertou a contratação de Wanderley Luxemburgo. Neste momento, em agosto de 1998, o Corinthians liderava o Brasileirão, e Luxa se dividiu na tarefa de ser técnico da Seleção e do Timão até o fim do campeonato.
Assim, o clube do Parque São Jorge, sob o comando de Luxemburgo, conquistou seu segundo título da principal competição nacional de clubes.
Parreira 2003 – A passagem de Carlos Alberto Parreira pelo Corinthians foi muito boa. O técnico do Tetra do Brasil assumiu o Timão em janeiro de 2002, e logo no primeiro semestre conquistou dois títulos: Torneio Rio-São Paulo e Copa do Brasil.
Na segunda parte do ano o treinador seguiu fazendo um grande trabalho, e após terminar a primeira fase como líder da competição, o Timão foi vice do Brasileirão, ao ser derrotado pelo Santos na final. Em janeiro de 2003 Parreira aceitou o convite para ser mais uma vez o comandante da Seleção Brasileira.
Mano Menezes 2010 – Trabalho interrompido no melhor momento da temporada. Foi nesta situação que a CBF tirou Mano Menezes do Corinthians.
Após um início de temporada complicado, com eliminação na fase de grupos do Paulista, e queda nas oitavas da Libertadores, o comandante gaúcho se despediu do Corinthians na noite em que colocou o time na liderança do Brasileirão ao vencer o Guarani-SP, em jogo da décima primeira rodada.
Vídeo – Saiba quanto vale o elenco atual do Corinthians
Tite 2016 – Após um 2015 onde o Corinthians venceu o Brasileirão de forma incontestável, o ano seguinte ainda estava na fase de ajustes para o time de Tite. Após ser eliminado no Paulistão e na Libertadores, o Timão já estava entre os primeiros do Brasileirão quando Tite atendeu o chamado da CBF para assumir a Seleção.
O último jogo de um dos maiores técnicos da história do Alvinegro foi uma derrota por 1 a 0, contra o Palmeiras em junho de 2016. Tite deixou o Timão na quarta colocação no campeonato, apenas dois pontos da liderança.
Por Marcelo Becker/Redação da Central do Timão