Em sua nona participação na Copa Conmebol Sul-Americana, o Corinthians aguarda o sorteio da fase de grupos para iniciar sua busca pelo título inédito da competição internacional. Os comandados de António Oliveira farão seu primeiro jogo nesta edição entre os dias 2 e 4 de abril, dependendo ainda da confirmação da Conmebol.
Com algumas campanhas irregulares, algumas muito boas, chegando em quartas de finais e semifinais, além de um longo período sem jogar a competição, vamos relembrar o histórico e o desempenho do Timão em suas participações na Copa, que teve sua primeira edição disputada em 2002.
A estreia do Corinthians na Sul-Americana foi na segunda edição do torneio, em 2003. Na ocasião, o time comandado pelo então técnico Geninho, foi eliminado na fase preliminar, sendo derrotado em pleno Pacaembu pelo Atlético-MG por 2 x 0 e pelo Fluminense, no Rio de Janeiro, pelo mesmo placar.
Dois anos depois, em 2005, o Timão voltou a disputar a competição. Na época, o Timão dava prioridade ao Campeonato Brasileiro, torneio no qual conquistaria no fim daquela temporada. O Time do Povo ainda passou pela fase de grupos e eliminou o River Plate nas oitavas de final, mas foi eliminado na fase seguinte pelo Pumas do México, pelo placar de 3 x 0. Na partida, o técnico alvinegro Antônio Lopes escalou o time reserva.
No ano seguinte, o Corinthians foi eliminado nas oitavas de final. Na ocasião, a equipe comandada pelo técnico Emerson Leão estreou na segunda fase do torneio, eliminando o Vasco da Gama pela soma do placar agregado de 4 x 1. A eliminação da equipe veio em confronto pelas oitavas de final, contra o Lanús, pelo placar de 4 x 2 para os argentinos no segundo jogo, após o 0 x 0 na primeira partida.
Em 2007, ano caótico na história do clube, o Corinthians foi para sua quarta participação no torneio. A equipe comandada pelo atual técnico do sub-15 do clube, Zé Augusto, não teve chance alguma diante do Botafogo. O Timão perdeu o jogo de ida por 3 x 1 e o jogo da volta por 2 x 1, sendo assim, eliminado na primeira fase do torneio.
O clube do Parque São Jorge ficaria dez anos sem disputar o torneio. Nesse meio tempo, o Timão conquistou os títulos da Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Copa Conmebol Libertadores e o Mundial de Clubes da FIFA, além dos Campeonatos Paulista.
Somente em 2017, a equipe voltou à Sul-Americana. A equipe comandada pelo treinador Fábio Carille entrou na primeira fase do torneio, enfrentando o Universidad de Chile, conseguindo a classificação pelo placar agregado de 4 x 1, somando os jogos de ida e volta. Na segunda conseguiu a classificação em cima do Patriotas, da Colômbia, empatando por 1 x 1 na ida e vencendo por 2 x 0 na volta. O clube alvinegro foi eliminado nas oitavas de final da competição, após empatar em casa com o Racing, da Argentina em 1 x 1 e empatando novamente fora de casa por 0 x 0, ficando refém da então regra do gol fora. No fim daquela temporada, a time se consagraria Campeão Brasileiro.
A sexta participação do Time do Povo no torneio ficaria marcada por ser a melhor campanha alvinegra até então. Em 2019, a equipe comandada novamente por Fábio Carille, chegou à semifinal. Naquela edição, enfrentou novamente o Racing e conseguiu a classificação nos pênaltis, pela primeira fase. Na segunda fase, passou pelo Deportivo Lara, da Venezuela, em um 4 x 0 na soma dos placares. No mata-mata, bateu o Montevideo Wanderers, Uruguai, nas oitavas de final, vencendo por 2 x 0 no jogo de ida e por 2 x 1 na volta. Nas quartas de final, enfrentou o Fluminense, conquistando a vaga através da regra do gol fora, após empatar por 0 x 0 no jogo da ida e por 1 x 1 no jogo da volta. Nas semis, o Timão foi eliminado pelo Independiente del Valle, após perder por 2 x 0 na primeira partida e empatar por 2 x 2 na segunda.
Por sua vez, em 2021, o Corinthians fez uma de suas piores campanhas. A equipe foi eliminada na fase de grupos da competição, com direito a goleada sofrida no jogo decisivo contra o Peñarol, Uruguai, por 4 x 0.
Em 2023, porém, o Timão igualou a sua melhor campanha de 2019. Em sua oitava participação, a equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo jogou boa parte da competição com jovens jogadores. O time alvinegro entrou na competição direto nos play-offs que antecediam o mata-mata, pois havia terminado da fase de grupos da Copa Libertadores na terceira colocação.
Enfrentando o Universitario, do Peru, o Timão conseguiu a classificação após vencer a equipe peruana por 1 x 0 na Neo Química Arena, com gol de Felipe Augusto e vencer também fora de casa, por 2 x 1, com gols de Maycon e Ryan.
Na fase final, o Corinthians enfrentou o Newell’s Old Boys, da Argentina, pelas oitavas de final. O clube alvinegro derrotou os argentinos em casa por 2 x 1 e empatou fora de casa por 0 x 0, conseguindo a classificação. Nas quartas de final, encontrou mais um clube argentino pelo caminho, desta vez, o Estudiantes. O Time do Povo venceu em casa por 1 x 0 e perdeu fora de casa pelo mesmo placar. Na decisão de pênaltis, o Timão saiu vencedor pelo placar de três cobranças convertidas contra duas do adversário.
Na semifinal, em duelo brasileiro, o Corinthians enfrentou o Fortaleza. O Timão acabou sendo eliminado pelo Leão do Pici, após empate de 1 x 1 na Neo Química Arena e a derrota por 2 x 0 no Castelão.
Agora, o Timão aguarda o sorteio que será realizado nesta segunda-feira, às 20h (de Brasília), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, para conhecer o seu caminho na fase de grupos no torneio deste ano.
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Churrasco, resort e mais: jogadores do Corinthians aproveitam fim de semana com folgas
Corinthians conhece adversários da Sul-Americana nesta segunda-feira; saiba tudo
Semana do Corinthians tem jogo-treino, estreia no Brasileirão Feminino, volta de NBB e início da LNF
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados