- Por Bruno Pantarotto / Redação da Central do Timão
Nesta segunda-feira (27), às 21h (de Brasília), ocorrerá o sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores 2023, o Corinthians conhecerá seus três adversários desta fase da competição. O já possui conhecimento que irá estrear na competição continental na condição de visitante.
Desde 2021, começo da atual década, o Timão disputou as duas principais competições da Conmebol, ambas em condições bem diferentes do momento atual do Alvinegro Paulista. Desse modo, a Central do Timão separou um resumo de cada competição nesses últimos dois anos.
Decepção na Sul-Americana
Ainda sob o comando de Vagner Mancini, o Corinthians estreou na primeira Copa Sul-Americana utilizando o formato da fase de grupos. Na ocasião, o Timão ocupou o Grupo E, junto com Peñarol (URU), Sport Huancayo (PER) e River Plate (PAR).
O Corinthians estreou empatando com o River Plate fora de casa, e na segunda rodada, saiu derrotado para o Peñarol na Neo Química Arena. Logo depois, venceu o clube peruano fora de casa, com gol de Cauê e Luan (2x).
Porém, veio o choque de realidade na derrota para a equipe uruguaia fora de casa, onde o Timão foi goleado por 4 x 0 para os Carboneros. O jogo seguinte foi a eliminação do Corinthians no Paulistão 2021, que fez Vagner Mancini ser demitido do comando.
Nos últimos dois jogos do torneio, Fernando Lázaro, atual treinador do Alvinegro Paulista, teve seus primeiros jogos comandando o Timão, onde venceu o Sport Huancayo (5×0) e o River Plate (4×0), respectivamente.
Naquela edição, o segundo colocado do Grupo não enfrentava algum clube que havia sido o terceiro colocado da fase de grupos da Libertadores, o que ocasionou na eliminação do Corinthians. Já que somente o primeiro colocado do Grupo se classificava.
Escalação do Corinthians no último jogo da competição: Cássio; Bruno Méndez, João Victor, Raul Gustavo e Fábio Santos; Roni e Ángelo Araos; Ramiro, Adson e Mateus Vital; Jô.
Adeus, maldição das oitavas de final
No ano de 2022, o Corinthians foi sorteado no Grupo E, junto com Boca Juniors (ARG), Deportivo Cali (COL) e Always Ready (BOL). Em sua estreia sob o comando de Vítor Pereira, o Timão saiu derrotado para o clube boliviano por 2 x 0, na altitude.
No jogo seguinte, o Corinthians recebeu o Deportivo Cali e venceu por 1 x 0, com gol contra do zagueiro colombiano, Caldera. Duas semanas depois, após sair derrotado de um derby, o Timão venceu o Boca Juniors, em Itaquera, por 2 x 0, com dois gols de Maycon.
No La Bombonera, a equipe de Vítor Pereira empatou por 1 x 1 contra o Boca Juniors, o gol do Timão foi marcado por Du Queiroz. Já o do Xeneizes, foi anotado por Benedetto. O Timão ainda empatou os dois últimos jogos, o que o fez ficar na segunda colocação do Grupo E.
Nas oitavas de final, o Corinthians encontrou novamente o Boca Juniors em seu caminho. Na primeira partida, Róger Guedes perdeu um pênalti e o duelo terminou sem gols para ambos os lados. Na Argentina, foi a vez de Benedetto errar a penalidade no tempo normal, levando a partida para os pênaltis após mais um empate sem tentos.
Nas penalidades, novamente o centroavante dos Bosteros errou sua penalidade, que levou o confronto para as penalidades alternadas. Nela, o zagueiro Gil conseguiu superar o goleiro Rossi e classificou o Timão em pleno solo argentino, feito que apenas o Santos de Pelé havia feito.
Mas na fase seguinte, o Corinthians enfrentou o Flamengo, que venceu os dois duelos. Na Neo Química Arena, o Rubronegro venceu por 2 x 0, com gols de Arrascaeta e Gabriel Barbosa. Já no Maracanã, os cariocas venceram pelo placar mínimo, eliminando o Timão.
Escalação do Corinthians no último jogo da competição: Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Balbuena e Fábio Santos; Du Queiroz, Fausto Vera e Roni; Adson, Willian e Yuri Alberto.
Veja mais:
Casemiro se torna o segundo volante com mais gols pela Seleção, atrás apenas de um corinthiano
Entenda por que a estreia do Corinthians na fase de grupos da Libertadores será como visitante