O Corinthians voltará a disputar a Conmebol Libertadores em 2025. Após lutar contra rebaixamento na maior parte do Campeonato Brasileiro, os comandados de Ramón Díaz conseguiram uma arrancada de nove vitórias seguidas na competição até chegarem ao sétimo lugar com 56 pontos, posição que garantiu o Alvinegro na fase preliminar da competição internacional.
O clube do Parque São Jorge voltará a disputar a Libertadores depois de uma temporada ausente, em que disputou a Sul-Americana, onde chegou às semifinais nos últimos dois anos. Em 2023, o Alvinegro fez uma campanha decepcionante e acabou sendo eliminado na fase de grupos do torneio, algo que não acontecia desde 1977. Posto isso, em 2025, o Corinthians participará do campeonato mais importante das Américas pela décima oitava vez buscando o bicampeonato.
Relembre abaixo um resumo de como foi a última participação do Corinthians na Libertadores:
Começo complicado
A primeira partida do torneio foi uma vitória por 3 x 0 sobre o Liverpool, do Uruguai, em Montevidéu, com dois gols de Róger Guedes e um de Balbuena, onde muitos torcedores puderam sonhar com uma boa fase de grupos do Alvinegro Paulista.
Entretanto, o primeiro revés aconteceu logo contra o Argentinos Juniors, na primeira vez do Timão atuando em casa na Libertadores. O duelo em questão culminou na saída de Fernando Lázaro do comando técnico corinthiano.
Troca no comando técnico
Com a saída de Fernando Lázaro, Corinthians trouxe Cuca para comandar o clube do Parque São Jorge. Entretanto, o próprio comandou apenas dois jogos do Timão, nenhum deles pela Libertadores, e logo pediu demissão, já que veio à tona o escandâlo sobre a violência sexual de vulnerável, em 1989, na cidade de Berna, na Suíça.
Dessa forma, o Timão disputou a terceira partida do torneio logo na estreia de Vanderlei Luxemburgo no comando técnico alvinegro. Contudo, apesar de jogar melhor e dominar boa parte do jogo, o Corinthians foi derrotado por 2 x 1 para o Independiente Del Valle, finalizando as primeiras três rodadas com somente três pontos conquistados.
Eliminação precoce e vexatória
Após um empate por 0 x 0 com o Argentinos Juniors em solo hermano, o Corinthians tinha apenas quatro pontos e precisava de uma vitória ou empate contando com combinação de resultados para se manter vivo na competição continental.
O adversário era novamente o Independiente Del Valle, só que dessa vez a partida acontecia em Quito, há mais de 2500 metros de altitude. Apesar de medir esforços, o Timão saiu derrotado por 3 x 0 e acabou eliminado da competição mais importante do continente.
Na última partida, novamente uma vitória sobre o mesmo placar sobre os uruguaios. Dessa vez, com um equipe repleta de garotos e poucos experientes, o Timão triunfou com gols marcados por Matheus Araújo, Felipe Augusto e Adson. A vitória sobre os Negriazules fizeram o clube do Parque São Jorge ir à Copa Sul-Americana, já que terminou em terceiro colocado do grupo.
Veja Mais:
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados