Neste domingo (30), às 18h15 (Brasília), diante do Atlético/GO, na Neo Química Arena, o Corinthians iniciará a busca pelo oitavo título do Campeonato Brasileiro, agora sob o comando de Sylvinho, que fará a sua estreia na partida em questão.
Dito isto, a Redação da Central do Timão te trás as campanhas dos sete títulos do Timão no torneio nacional, começando em 1990 e indo até 2017. Confira e relembre:
No ano do primeiro título nacional do Corinthians, quando o torneio ainda era disputado em outro formato, o Timão obteve, no geral, doze vitórias, oito empates e cinco derrotas em 25 jogos. Na edição em questão, o Alvinegro terminou a primeira fase em 7º lugar e se classificou às quartas de final. No mata-mata, eliminou o Atlético/MG e o Bahia e venceu o rival São Paulo nos dois jogos da final, consagrando a taça.
No ano do bicampeonato, o Timão terminou a primeira fase na liderança, com 46 pontos ganhos em 23 jogos. Foram quatorze vitórias, quatro empates e cinco derrotas na fase de classificação. Já no mata-mata, eliminou o Grêmio e o Santos e venceu o Cruzeiro no placar agregado dos três jogos da final, totalizando 32 jogos, com dezoito vitórias, sete empates e sete derrotas.
No ano do tricampeonato, o Timão também terminou a primeira fase na liderança, com 44 pontos ganhos em 21 jogos. Foram quatorze vitórias, dois empates e cinco derrotas na fase de classificação. Já no mata-mata, eliminou o Guarani e o São Paulo e venceu o Atlético/MG no placar agregado dos três jogos da final, totalizando 29 jogos, com dezoito vitórias, cinco empates e seis derrotas.
No ano do tetra, já com a competição no formato de pontos corridos, porém com 22 equipes, o Timão terminou na liderança ao fim dos 42 jogos, com 24 vitórias, nove empates e nove derrotas, marcando 87 gols e, consequentemente, tendo o melhor ataque do torneio. O vice-campeão foi o Internacional, com 78 pontos conquistados. O argentino Carlitos Tévez foi o artilheiro Alvinegro, com 20 bolas nas redes, incluindo um hat-trick diante do rival Santos.
No ano do penta, com o Campeonato Brasileiro já no formato que é disputado até hoje, com 20 equipes, o Timão terminou na liderança ao fim das 38 rodadas, com 71 pontos, 21 vitórias, oito empates e nove derrotas, marcando 53 gols e sofrendo 40. O vice-campeão foi o Vasco, que conquistou 69 pontos e chegou até a última rodada ainda com chances de título.
No ano do hexa, o Timão conquistou 81 pontos em 38 jogos, na qual foi a melhor campanha da história do torneio até então. No total, foram 24 vitórias, nove empates e apenas cinco derrotas, com 71 gols marcados e apenas 31 sofridos. Além do título, os comandados de Tite foram o time com mais vitórias, menos derrotas, mais gols marcados e menos gols sofridos na edição. O vice-campeão foi o Atlético/MG, com 69 pontos.
No ano do hepta, sob o comando de Fábio Carille, o Timão terminou o primeiro turno invicto, algo inédito na história do torneio e conquistou 72 pontos, com 21 vitórias, nove empates e oito derrotas. O Alvinegro foi a equipe com mais vitórias e menos derrotas da edição, além de ter tido a melhor defesa, sofrendo apenas 30 gols e marcando 50. O vice-campeão foi o arquirrival Palmeiras, com 63 pontos.
Leia mais:
Corinthians x Atlético Goianiense: onde assistir, desfalques, escalações e arbitragem
Corinthians busca primeira vitória contra o Atlético-GO na Neo Química Arena
Há 17 anos, Tite fazia a sua estreia como técnico do Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados