Relembre a última vez que o Corinthians foi cabeça de chave no sorteio da fase de grupos da Libertadores

  • Por Eduardo Costa / Redação da Central do Timão

Amanhã (27), às 21h, ocorre o sorteio da fase de grupos da Libertadores 2023. O Corinthians, faz parte do pote 2 e de encarar ter um grande time sul-americano em seu grupo. Os possíveis adversários do Timão, que estão no pote 1, são River Plate-ARG, Boca Juniors-ARG, Nacional-URU, Independiente Del Valle-EQU e Olimpia-PAR.

A última vez que o Corinthians esteve neste pote foi em 2018, devido a conquista do Brasileirão no ano anterior. Naquela edição, o Alvinegro teve Independiente-ARG, Millionarios-COL e Deportivo Lara-VEN em seu grupo. Com 10 pontos, igual o time argentino, o Timão terminou aquela fase em primeiro.

Jadson e Fábio Carille na partida contra o Millionarios. Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians.

Na fase mata-mata, o Alvinegro não tão bem como se imaginava. A equipe treinada por Osmar Loss, substituto de Carille, perdeu o primeiro jogo por 1 x 0 e mesmo vencendo a volta, na Neo Química Arena, em 2 x 1 acabou sendo eliminado. Os 11 escalados para a partida foram: Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Douglas Augusto; Pedrinho, Jadson e Romero; Roger.

Vale lembrar que times do mesmo país não se enfrentam nessa etapa, exceto clubes vindouros do pote 4. Palmeras, Flamengo e Athletico-PR completam os oito times cabeças de chave do torneio. Dessa forma, o Corinthians pode cair no mesmo grupo do Atlético-MG.

A estreia do Corinthians na Libertadores desta temporada será igual ao ano passado, fora de casa. Isso acontece por conta da posição do Corinthians no sorteio. De acordo com o regulamento da Libertadores, os clubes do pote 2, como é o caso do Timão, disputarão a primeira rodada da fase de grupos contra o sorteado do pote 4, na casa do adversário. Os cabeças de chave (integrantes do pote 1) também serão visitantes na estreia, mas contra os times do pote 3.

Potes de cada clube na Conmebol Libertadores 2023 — Arte: Samuel Rodrigues / Central do Timão

Veja mais:

Corinthians pode alcançar melhor início de Brasileirão Feminino de sua história contra o Athletico-PR

Técnico da Seleção elogia promessa do Corinthians e diz: ‘Futuro do futebol brasileiro está garantido’

Corinthians é o segundo clube brasileiro mais citado por marroquinos antes de amistoso; veja ranking

Notícias do Corinthians

Rolar para cima