- Por Eduardo Costa / Redação da Central do Timão
Amanhã (27), às 21h, ocorre o sorteio da fase de grupos da Libertadores 2023. O Corinthians, faz parte do pote 2 e de encarar ter um grande time sul-americano em seu grupo. Os possíveis adversários do Timão, que estão no pote 1, são River Plate-ARG, Boca Juniors-ARG, Nacional-URU, Independiente Del Valle-EQU e Olimpia-PAR.
A última vez que o Corinthians esteve neste pote foi em 2018, devido a conquista do Brasileirão no ano anterior. Naquela edição, o Alvinegro teve Independiente-ARG, Millionarios-COL e Deportivo Lara-VEN em seu grupo. Com 10 pontos, igual o time argentino, o Timão terminou aquela fase em primeiro.
Na fase mata-mata, o Alvinegro não tão bem como se imaginava. A equipe treinada por Osmar Loss, substituto de Carille, perdeu o primeiro jogo por 1 x 0 e mesmo vencendo a volta, na Neo Química Arena, em 2 x 1 acabou sendo eliminado. Os 11 escalados para a partida foram: Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Douglas Augusto; Pedrinho, Jadson e Romero; Roger.
Vale lembrar que times do mesmo país não se enfrentam nessa etapa, exceto clubes vindouros do pote 4. Palmeras, Flamengo e Athletico-PR completam os oito times cabeças de chave do torneio. Dessa forma, o Corinthians pode cair no mesmo grupo do Atlético-MG.
A estreia do Corinthians na Libertadores desta temporada será igual ao ano passado, fora de casa. Isso acontece por conta da posição do Corinthians no sorteio. De acordo com o regulamento da Libertadores, os clubes do pote 2, como é o caso do Timão, disputarão a primeira rodada da fase de grupos contra o sorteado do pote 4, na casa do adversário. Os cabeças de chave (integrantes do pote 1) também serão visitantes na estreia, mas contra os times do pote 3.
Veja mais:
Corinthians é o segundo clube brasileiro mais citado por marroquinos antes de amistoso; veja ranking