Quem foi o primeiro “Gringo da favela” do Corinthians

Italiano de Parma foi o primeiro “Gringo da Favela” do Timão

Em 14 de setembro de 1910, o Corinthians conquistou a primeira vitória de sua mais do que gloriosa história, por 2 x 0, sobre o até então temido Estrela Polar. A partida aconteceu no já extinto Campo do Lenheiro, na antiga Rua dos Imigrantes no Bom Retiro, com gols de Luiz Fabbi e Jorge Campbell. O tento que inaugurou o placar foi anotado pelo primeiro “Gringo da Favela”, que ganhou o nome de Luiz mesmo sendo registrado com seu nome de batismo, Luigi.

Campo Varzeano, também chamado de Campo do Lenheiro, na antiga Rua dos Imigrantes no Bom Retiro, onde Luigi Fabbi marcou o primeiro gol da história do Sport Club Corinthians Paulista (Foto: Reprodução)

Luigi Salvatore Fabbi nasceu em Parma, no dia 2 de maio de 1890 e deixou sua marca registrada na história do Sport Club Corinthians Paulista por toda a eternidade, sendo marcado como o autor do primeiro gol corinthiano da história, na época em que o recém-criado Time do Povo ainda jogava na várzea.

Leia também:  Há 109 anos, Corinthians comemorava a primeira vitória de sua história 
Foto: Reprodução

Fabbi, deixou o Corinthians e foi para o Palestra Itália (atual Palmeiras) em 1915, levado por seu irmão, Matturio Fabbi, que também iria jogar por lá. Conta-se que atuou em apenas um jogo no rival e após essa partida, o autor do histórico tento corinthiano, atuou na equipe “extra” do clube rival. Relatos afirmam que o centroavante foi levado para o Palestra por não estar satisfeito com a reserva no Timão, comandado pelo jogador e técnico Rafael Perrone.

Foto: Reprodução

Portanto, não é exagero afirmar que Luiz – ou Luigi – Fabbi foi o pioneiro dentre tantos autores de gols memoráveis da história do Sport Club Corinthians Paulista, como Basílio, Viola, Ronaldo, Dentinho – autor do gol 10 mil do Timão -, Emerson Sheik, dentre tantos outros que cravaram seus respectivos nomes na eternidade corinthiana.

Por Gabriel Salvati / Redação Central do Timão

Rolar para cima