O Corinthians segue ativo no mercado da bola e corre para acertar com reforços até esta sexta-feira, 16, data-limite para inscrição de novos jogadores na primeira fase do Paulistão. Para encorpar o elenco de António Oliveira, a diretoria alvinegra pode anunciar, em breve, a contratação do atacante Pedro Henrique, atualmente no Internacional.
Mas, afinal, quem é Pedro Henrique? Nesta matéria, a Central do Timão apresenta o currículo do jogador, de 33 anos, que fez carreira no exterior e já passou por países como Suíça, França, Grécia, Azerbaijão, Cazaquistão e Turquia.
Início no futebol
O jogador soma passagens pelas categorias de base do Santa Cruz-RS, do Avaí e do Grêmio, mas se profissionalizou no Avenida-RS. Foram, porém, apenas dois jogos pelo clube antes de se transferir para o Caxias, onde teve o primeiro destaque na carreira, com 16 gols marcados em 35 jogos entre 2010 e 2012.
Experiência no exterior
Os bons números no Caxias fizeram Pedro Henrique ganhar a primeira oportunidade no futebol internacional. O atacante chamou a atenção do FC Zürich e partiu para a Suíça em 2012, com apenas 22 anos. Ele fez 73 jogos pelo clube suíço, anotou 13 gols, disputou a Liga Europa, conquistou a Copa da Suíça e despertou interesse do Rennes, um dos principais times da França.
Pedro Henrique, então, começou a rodar por clubes da Europa. Depois de disputar 81 jogos e marcar nove gols pelo Rennes, o atleta se transferiu para o PAOK, da Grécia, em janeiro de 2017, com um contrato válido até junho de 2020. Pela equipe grega, o atacante conquistou o campeonato local em 2018/19 e a Copa da Grécia em 2016/17 e 2018/19.
Durante o período no PAOK, Pedro Henrique somou empréstimos para Qarabag, do Azerbaijão, e Astana, do Cazaquistão. Foi pelo clube azerbaijano que o jogador teve a oportunidade de disputar uma Liga dos Campeões pela primeira vez na carreira, em 2017/18.
O Qarabag até passou dos playoffs, mas terminou na lanterna de um grupo com Roma, Chelsea e Atlético de Madrid. Pedro Henrique, inclusive, marcou um gol na derrota do clube de Baku para o time italiano, em setembro de 2017, e foi expulso em um empate com a equipe espanhola, um mês depois.
Pedro Henrique permaneceu no Azerbaijão por apenas uma temporada e se despediu com o título do Campeonato Azerbaijano. Já em 2018/19, o jogador foi emprestado para o Astana, de Cazaquistão, onde teve a oportunidade de disputar a Liga Europa. O período no clube durou somente seis meses, e o retorno para o PAOK foi confirmado em janeiro de 2019. Ele conquistou o Campeonato Cazaque em 2018.
Retorno ao Brasil
Depois, Pedro Henrique ainda passou pela Turquia, onde defendeu Kayserispor e Sivasspor, antes de despertar interesse do Internacional para jogar a Série A do Brasileirão pela primeira vez na carreira. O atacante assinou com o clube gaúcho em abril de 2022 e foi um dos destaques do vice-campeonato nacional, com nove gols em 36 jogos naquela temporada.
Já no início de 2023, Pedro Henrique seguiu em alta com a camisa colorada e terminou o Campeonato Gaúcho como artilheiro, com oito gols, apesar de o Internacional não ter sequer alcançado a final da competição estadual.
O atacante, entretanto, caiu de produção ao longo da última temporada, conviveu com lesões e marcou apenas três gols em 26 jogos na última edição do Brasileirão. Mesmo assim, Pedro Henrique terminou o ano como terceiro maior artilheiro da equipe em 2023, com 12 gols em 50 partidas.
Como atua?
Pedro Henrique joga em todas as posições do ataque. O jogador pode atuar nas duas pontas, como centroavante e até como segundo atacante, atrás do pivô. No Corinthians, o atleta chegaria para ser opção, principalmente, pelos lados do campo, onde o técnico António Oliveira conta apenas com Wesley, Romero e Gustavo Silva à disposição, além do recém-promovido Kayke.
De acordo com dados do Transfermarkt, Pedro Henrique soma 86 gols e 41 assistências ao longo de 415 jogos disputados na carreira.
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Corinthians recebe Franca para retomar caminho das vitórias no NBB
Botafogo-SP x Corinthians: onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados