O Corinthians foi a São Januário na noite desta quarta (21) e venceu o Vasco por 2×1. Os gols do Corinthians foram marcados por Gustavo Mantuan e Everaldo.
Foi um sufoco, mas o Corinthians venceu e se afastou da zona de rebaixamento. Saindo do banco para, mais uma vez colocar o Corinthians na frente, a estrela de Everaldo brilhou. O atacante tentou um cruzamento, a bola desviou e matou o goleiro Fernando Miguel, decretando a vitória do Timão por 2×1. Mantuan, em atuação inspirada, havia feito 1×0 no primeiro tempo e o Vasco havia empatado com Ribamar.
No primeiro tempo, o Corinthians foi melhor, jogando num esquema 4-5-1 congestionou o meio de campo com os meias se aproximando, time foi muito bem nas transcrições, compacto, sólido defensivamente e, o que há várias partidas o torcedor não via: criando jogadas. Vagner Mancini escalou bem, tirou o centroavante que era uma peça nula, povoou o meio campo, colocou Cazares e Gustavo Mantuan que decidiram no gol. Time com Cazares e sem centroavante estava mais leve, atacando com facilidade e sabendo explorar o contra-ataque.
O lance do primeiro gol saiu de um contra-ataque perfeito, onde Mateus Vital roubou a bola, puxou um contra-ataque com Cazares que aciona o garoto Gustavo Mantuan, que sai cara a cara com Fernando Miguel para fazer um golaço, o seu primeiro como profissional e o primeiro do Corinthians no jogo.
O segundo tempo foi do Vasco que se arrumou durante o intervalo. Subiu a marcação e o Corinthians, aparentemente sem preparo físico adequado, recuou. Não conseguiu mais encaixar o contragolpe e sofreu pressão até ceder o empate ao time do Vasco.
Mas, de novo, não se viu o Corinthians se entregar. Mancini tirou Mantuan e Cazares, que saíram esgotados de campo, colocou Everaldo e Luan , e também sacou Éderson para a entrada de Gustavo Silva e Camacho no lugar de Ramiro.
O Corinthians, com atletas descansados em campo, conseguiu encaixar contra-ataques, justamente na hora em que o Gigante da Colina estava melhor no jogo e Mateus Vital perdeu um gol feito. Em subida pela direita, Everaldo tentou um cruzamento, a bola desviou em Henrique e tirou o goleiro vascaíno da jogada. 2×1 para o Timão.
A arbitragem ainda anulou dois gols do Corinthians, um por bola na mão de Gil e outro por impedimento, e deixou de dar um pênalti claro sobre Gustavo Mantuan.
Com o resultado, O Corinthians pulou para a 10ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro e ainda manteve o tabu de não perder para o Vasco nessa década. Já são 12 vitórias e sete empates nos confrontos.
O próximo jogo do Timão pelo Brasileirão é no sábado (31), às 19h, na Neo Química Arena, contra o Internacional, atual líder do campeonato.
FICHA TÉCNICA
VASCO 1 x 2 CORINTHIANS
Data-Hora: 21/10/20 – 21h30
Local: São Januário, Rio de janeiro (RJ)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Marcio dos Santos (RN) e Vinicius Melo de Lima (RN)
Árbitro de vídeo: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
CORINTHIANS: Cássio, Fagner, Marllon, Gil e Fábio Santos; Xavier; Ramiro (Camacho), Mateus Vital e Ederson (Gustavo Silva); Cazares (Luan) e Gustavo Mantuan (Everaldo).
Técnico: Vagner Mancini.
Gols: Gustavo Mantuan aos 22′ 1ºT e Everaldo aos 45′ 2ºT
Cartões amarelos: Éderson e Cantillo
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados