- Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão
Fausto Vera deve ter, neste sábado, mais uma chance de retomar seu espaço como titular absoluto do Corinthians, algo conquistado durante o segundo semestre de 2022. O volante argentino deve iniciar o jogo contra o Santo André, às 18h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, pela última rodada da fase de grupos do Paulistão.
Esse deve ser apenas o segundo jogo de Fausto como titular após se recuperar de uma lesão no tornozelo, problema que deixou o argentino longe dos gramados por 20 dias entre janeiro e fevereiro. Nesse período, Roni foi testado como primeiro volante pelo técnico Fernando Lázaro, teve boas atuações e assumiu a vaga entre os 11 iniciais.
Para encarar o Santo André, no entanto, Roni sequer foi relacionado pelo treinador. Isso porque o volante corria o risco de sofrer o terceiro cartão amarelo e pegar uma suspensão para o jogo das quartas de final do Paulistão. E para a vaga, Fernando Lázaro conta com opções como Maycon e Du Queiroz, mas o escolhido para formar dupla com Giuliano deve ser Fausto Vera.
Fausto sofreu a lesão no tornozelo logo no primeiro jogo do Corinthians em 2023, contra o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid, em 15 de janeiro. O volante argentino perdeu os duelos contra Água Santa, Inter de Limeira, Guarani e São Paulo e só voltou na vitória diante do Botafogo-SP, em 5 de fevereiro, quando atuou durante apenas 15 minutos no segundo tempo.
Desde que voltou de lesão, Fausto disputou seis jogos com a camisa alvinegra e foi titular apenas uma vez, no empate sem gols com a Portuguesa, em Brasília. Ele atuou durante os 90 minutos no Mané Garrincha, foi eleito o melhor jogador em campo e chegou a dizer que já estava 100% recuperado do problema no tornozelo, mas não voltou a iniciar uma partida desde então, muito em função da boa fase de Roni.
Agora, contra o Santo André, Fausto tem a chance de retomar a vaga de titular no Corinthians. Durante o segundo semestre de 2022, logo após ser contratado por um valor que pode chegar a 6 milhões de dólares (R$ 32,2 milhões), o argentino foi considerado por boa parte da torcida como o dono da posição e conviveu com a expectativa de ser convocado pela Argentina para a Copa do Mundo no Catar, algo que não aconteceu.
Anunciado como reforço do Corinthians em julho de 2022, Fausto disputou 26 jogos com a camisa alvinegra na última temporada. Já em 2023, ano em que ainda busca retomar espaço na equipe, foram sete partidas, mas apenas duas como titular. O volante argentino, de 22 anos, segue em busca do primeiro gol pelo clube.
Veja mais:
Giuliano vê necessidade de reforços em ‘posições específicas’ e explica nova função no Corinthians
Corinthians conhece adversários da primeira fase do Brasileirão Feminino Sub-20