O Corinthians voltou a ter a maior probabilidade de ser campeão do Brasileirão após vencer o Atlético-GO, no último sábado, por 1 x 0, em Goiânia, e reassumir a liderança isolada da competição, com 18 pontos. O resultado fez o Timão ficar com 18,7% de chances de ficar com o principal troféu do país em 2022. Os cálculos são da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A porcentagem obtida pela equipe de Vítor Pereira com a vitória sobre o Dragão é 6,8% maior do que a probabilidade da última rodada, quando o clube do Parque São Jorge empatou por 1 x 1 com o América-MG. O duelo contra o Coelho deixou o Corinthians com 11,9% de chances de ser campeão brasileiro nesta temporada.
Para efeito de comparação, Palmeiras e Atlético-MG, principais concorrentes do Timão na briga pela taça nacional neste momento, têm 12,4% e 11,7% de possibilidades de título após nove jogos disputados, respectivamente. O time de Abel Ferreira chegou a atingir 15% na última rodada, enquanto o Galo estava com 12,3%.
Já em relação à classificação para a Libertadores de 2023, o Corinthians viu um aumento de 12,3% no número registrado após o empate com o América-MG, chegando a 66,8% de chances de disputar a principal competição do continente no ano que vem. Palmeiras e Atlético-MG também vêm logo atrás neste ranking, com 56,2% e 55%, respectivamente. O Coritiba fecha o top-4, com 43,9%.
Como consequência da liderança, o Corinthians é o time com menor chance de ser rebaixado à Série B neste Brasileirão, com apenas 2%, o que representa uma queda de 2,3% em relação à última rodada. Quem lidera essa lista é o lanterna Fortaleza, que possui apenas uma vitória na atual edição do torneio, com 58%. Atlético-GO (47,9%) e Cuiabá (42,7%) fecham o top-3 de maior risco de descenso.
Por fim, entre os 20 clubes da Série A, o time de Vítor Pereira é o 17º com menor possibilidade de se classificar à Copa Sul-Americana do ano que vem, com 24,5%. Os clubes que mais têm chances de disputar a segunda principal competição da Conmebol em 2023 são Internacional e São Paulo, ambos com 36,4% e 35,6%, respectivamente, seguido do Santos, 34,2%.
O Timão volta a campo nesta terça-feira, 7, para enfrentar o Cuiabá. O duelo terá início às 21h30 (de Brasília) e será válido pela décima rodada do Brasileirão. O palco do confronto será a Arena Pantanal, em Mato Grosso.
Veja mais:
Ex-zagueiro do Corinthians, Jemerson encaminha volta ao Brasil após passagem pelo futebol francês
Du Queiroz lidera seis estatísticas do Corinthians no Brasileirão
Corinthians encerra sequência negativa na defesa em vitória sobre o Atlético-GO
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados