Probabilidades: Corinthians vê chances de título e de classificação à Libertadores diminuírem após empate

  • Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão

O Corinthians viu suas chances de ficar com o título do Brasileirão diminuírem após o término da 12ª rodada da competição, onde a equipe empatou por 1 x 1 com o Athletico-PR, na Arena da Baixada. O resultado fez o Timão se manter como vice-líder na tabela de classificação, agora com 14,5% de probabilidade de conquistar o troféu do principal campeonato do país em 2022. Os cálculos são da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A porcentagem obtida pelo time de Vítor Pereira com a igualdade em Curitiba é 3,9% menor do que a da última rodada, quando os corinthianos derrotaram o Juventude por 2 x 0, na Neo Química Arena. Agora, o Corinthians só não tem mais possibilidades de ser campeão do que o líder e arquirrival Palmeiras, que atingiu 39,4%.

Adson disputa bola com Pedro Henrique em Athletico-PR x Corinthians. Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians.

Já em relação à classificação para a Libertadores de 2023, o Corinthians viu um decréscimo de 2,3% no número registrado após a vitória sobre o Papo, registrando 66,8% de chances de disputar a principal competição do continente no ano que vem. O Timão é o vice-líder nessa lista, perdendo apenas para o time de Abel Ferreira, que tem 87,6%. O terceiro colocado Internacional, com 59,7%, fecha o pódio.

Como consequência da vice-liderança, o clube alvinegro tem quase 0% de chances de ser rebaixado à Série B nesta temporada, com apenas 1,5%. Quem lidera esse ranking é o lanterna Fortaleza, que possui apenas uma vitória na atual edição do torneio, com 72,8%. Juventude (54,2%) e Cuiabá (39,1%) fecham o top-3 de maior risco de queda à segunda divisão.

Por fim, entre os 20 clubes da Série A, o time de Vítor Pereira é o 16º com menor probabilidade de se classificar à Copa Sul-Americana do ano que vem, com 25,4%. Os clubes que mais têm chances de disputarem a segunda principal competição da Conmebol em 2023 são Santos (37,8%) e Atlético-MG (37,4%).

O Corinthians volta a campo neste domingo (19), para enfrentar o Goiás. O duelo terá início às 16h(de Brasília) e será válido pela 13ª rodada do Brasileirão. O palco do confronto será a Neo Química Arena.

Veja mais:

Vítor Pereira quer fixar esquema no Corinthians e indica pausa no rodízio em sequência decisiva

Cássio segue como melhor jogador do Brasileirão em índice de site de estatísticas após 12 rodadas

Entenda por que quadro alérgico de Júnior Moraes pode ter relação com guerra na Ucrânia

Notícias do Corinthians

Rolar para cima