- Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão
O Corinthians chegou aos 15 pontos, perdeu a liderança e caiu para a terceira colocação do Brasileirão ao empatar por 1 x 1 com o América-MG no último domingo, 29, na Neo Química Arena. Mesmo assim, o Timão segue com a maior pontuação do campeonato, agora ao lado de Palmeiras e Atlético-MG, e manteve as boas chances de ficar com o título nacional e de se classificar à próxima edição da Libertadores.
De acordo com cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a equipe de Vítor Pereira tem 11,9% de probabilidade de ser campeão do principal torneio do país nesta temporada. O número é 3,7% menor do que o da última rodada, mas segue alto em relação aos demais times que disputam o Brasileirão e só é inferior aos do Alviverde e do Galo, que têm 15% e 12,3%, respectivamente.
Já em relação à classificação para a Libertadores de 2023, o clube do Parque São Jorge viu uma queda de 5% no número registrado na última rodada, após empate com o São Paulo. Entretanto, a probabilidade também segue alta, com 54,5%. Palmeiras e Atlético-MG também lideram esse ranking, com 59,4% e 55,1%, respectivamente. O Coritiba fecha o top-4, com 44,3%.
Como consequência da boa campanha do Corinthians neste Brasileirão, o time é o terceiro com menor chance de ser rebaixado à Série B neste ano, com apenas 4,3%, o que representa um acréscimo de 0,5% em relação à última rodada. Quem lidera essa lista é o lanterna Fortaleza, que ainda não venceu no Brasileirão e somou apenas dois pontos, com 63,4%. Atlético-GO (38,9%) e Juventude (37,6%) fecham o top-3 de maior risco de queda à segunda divisão.
Por fim, entre os 20 clubes da Série A, o Timão é o 12º com menor possibilidade de se classificar à Copa Sul-Americana do ano que vem, com 30,2%. Os times que mais têm chances de disputar a segunda principal competição da Conmebol em 2023 são Internacional e São Paulo, ambos com 34,7%, seguido do Flamengo, com 34,4%.
O Corinthians voltará a campo somente no próximo sábado, 4 de junho. O adversário será o Atlético-GO, em Goiânia, às 20h30, pela nona rodada do Brasileirão. Na terça-feira seguinte, dia 7, o Timão irá até a Arena Pantanal, em Mato Grosso, para enfrentar o Cuiabá às 21h30.
Veja mais:
Corinthians é o time que menos chuta e o segundo que mais sofre finalizações certas no Brasileirão
Corinthians terá semana intensa de treinos antes de enfrentar o Atlético-GO pelo Brasileirão