Símbolo da raça Alvinegra, o ídolo Zé Maria marcou seu primeiro gol com a camisa do Corinthians há exatos 50 anos, em partida válida pelo Campeonato Paulista de 1972, na vitória do Timão por 4×1 sobre a Portuguesa.
No Pacaembu, o técnico Francisco Sarno mandou a campo: Ado; Zé Maria, Baldochi, Luis Carlos, Pedrinho; Tião, Rivellino, Adãozinho; Vaguinho, Mirandinha e Aladim.
E contra a equipe onde iniciou a carreira, Super Zé mostrou a que veio logo aos quatro minutos, abrindo o placar para o Timão. Ele iniciou a contagem, que Rivellino, Vaguinho e Nelson Lopes completariam. Basílio, à época jogador da Lusa, diminuiu para o time adversário, dando números finais ao confronto.
Quarto jogador que mais vestiu o manto alvinegro com 598 jogos, Zé Maria atuou no Corinthians de 1970 até 1983, marcou 17 gols e obteve conquistas importantes como quatro Campeonatos Paulistas (1977, 1979 e 1982/83).
Mais do que títulos e quantidade de jogos, Zé Maria fez parte do time que livrou o Corinthians de um jejum de conquistas. Foi do pés do Super Zé que saiu um dos gols mais memoráveis da história alvinegra, marcado por Basílio, em 1977, na quebra do jejum de quase 23 anos sem o título Paulista.
Jogar com raça era seu lema e, se precisasse, dava o sangue pelo time. Na final do Paulistão de 1979, mesmo com um corte na cabeça e com a camisa manchada de sangue, Zé Maria permaneceu em campo até o apito final e o título do Corinthians.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados