Este sábado (30), marca os 45 anos da primeira vitória do Corinthians na história da Taça Libertadores. Em 30 de abril de 1977, o Alvinegro enfrentou o El-Nacional (EQU) e venceu por 3×0, no Morumbi, diante de 25.333 torcedores.
Vindo de um empate em casa, por 1×1, e uma derrota por 1×0 fora, diante do Colorado, mais dois reveses no Equador, contra Cuenca e Nacional, ambos por 2×1, o Timão precisava vencer para deixar a incômoda lanterna do grupo.
Era a quinta rodada da competição, e o Timão entrou em campo com Jairo, Zé Maria, Moisés, Zé Eduardo e Cláudio Mineiro; Givanildo, Palhinha e Luciano; Vaguinho, Romeu e Lance. O time era treinado por Osvaldo Brandão.
Aos 14 minutos do primeiro tempo, Cláudio Mineiro recebeu a bola na linha de fundo, entrou na área e finalizou para marcar o primeiro gol do Corinthians. Aos 40 minutos, Cláudio Mineiro cruzou e Palhinha cabeceou com categoria para marcar o segundo gol alvinegro.
No início do segundo tempo, Vaguinho recebeu a bola na lateral, entrou na área, driblou o goleiro e chutou, o zagueiro equatoriano Perez tentou cortar e marcou contra. O Timão fechou a vitória em 3×0.
Cinco dias depois, o Corinthians ainda venceu mais uma partida contra um clube do Equador, dessa vez aplicando um 4×0 no Deportivo Cuenca, em São Paulo. Ainda assim, os dois triunfos não foram suficientes para levar a equipe à vaga na fase seguinte. Como apenas um clube por grupo se classificava naquela edição, a vaga ficou com o Internacional.
Após isso, o Corinthians só voltaria a disputar a Libertadores em 1991, e conquistaria a taça pela primeira vez, em 2012.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados