Primeira janela de transferências do futebol brasileiro em 2023 começa nesta quarta-feira; entenda

  • Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão

Está aberta a primeira janela de transferências do futebol brasileiro em 2023. Esta quarta-feira, dia 11 de janeiro, marca o início do primeiro período para clubes nacionais registrarem novas contratações na CBF. Abaixo, a Central do Timão explica como funciona a janela, ainda nova no Brasil, e detalha o que isso significa para o Corinthians.

A temporada de 2023 do futebol brasileiro terá duas janelas. A primeira, iniciada nesta quarta-feira, será encerrada no dia 4 de abril, enquanto a segunda será aberta em 3 de julho e irá até o dia 2 de agosto. Os dois períodos abrangem tanto transferências nacionais quanto internacionais.

Romero pode ser registrado pelo Corinthians na CBF a partir desta quarta-feira. Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians.

É importante destacar que existem exceções para a inscrição de reforços fora da janela de transferências. São elas: quem está sem contrato e rescindiu o último vínculo antes do término do período de inscrições; jogadores que conseguiram rescindir com base no Art. 31 da Lei Pelé; e situações especiais tratadas pela FIFA, como atletas que atuam em países que estão em guerra.

Até 2021, a janela de transferências no Brasil era apenas para reforços vindos do exterior. Desde o ano passado, no entanto, CBF e FIFA também definiram datas para registros de negociações nacionais.

Mas o que isso significa para o Corinthians?

A partir desta quarta-feira, o Corinthians poderá regularizar o atacante Ángel Romero e o lateral-esquerdo Matheus Bidu, seus únicos dois reforços para 2023, no BID da CBF. Além deles, o clube deve registrar o novo contrato definitivo do centroavante Yuri Alberto, adquirido junto ao Zenit, da Rússia, em troca do zagueiro Robert Renan e do volante Du Queiroz.

Na última terça-feira, o Corinthians teve um dia agitado no BID da CBF, mas apenas para jogadores que renovaram contratos com o clube que já estavam em vigor, como o lateral-esquerdo Fábio Santos e o meio-campista Maycon (empréstimo junto ao Shakhtar Donetsk). Os vínculos antigos da dupla haviam vencido em 31 de dezembro e foram estendidos até o fim de 2023.

Veja mais:

Corinthians conhece detalhes de jogo da segunda fase da Copa São Paulo

Torcida organizada do Corinthians se reúne com diretoria para acompanhar planejamento para 2023

Competição de memes com Emerson Sheik viraliza; ex-jogador e influencers entram na brincadeira

Notícias do Corinthians

Rolar para cima