O maior clássico interestadual do Brasil, o Clássico das Nações, completa, nesta quarta-feira (1º), 103 anos. Corinthians e Flamengo, que depois se tornaram os donos das duas maiores torcidas do país, se enfrentaram pela primeira vez na história em 1º de dezembro de 1918 em amistoso disputado no estádio da Rua Paysandu, antiga casa do Rubro-negro carioca.
O Flamengo usou o estádio da Rua Paysandu de 1915 até 1932, quando então se mudou para a Gávea. O campo já não existe mais e ficava ao lado das Laranjeiras, quase na esquina da Rua Paysandu com a Pinheiro Machado.
O ano de 1918 foi um ano diferente. No meio da Primeira Guerra Mundial iniciada em 1914, e marcado pela pandemia de gripe espanhola que fez milhares de vítimas, as cidades pararam, o futebol parou. O Corinthians inaugurou seu estádio Ponte Grande e se associou à Cruz Vermelha para atender os enfermos.
A pandemia passou, e, como o Campeonato Paulista só voltaria a acontecer em 15 de dezembro, o Time do Povo pela primeira vez saía do Estado de São Paulo para excursionar em outro Estado.
O Rio de Janeiro foi o escolhido. Mas, o Corinthians não foi sozinho. De trem a Fiel torcida acompanhou. Já naquele ano, os dois times reuniram grande público, como mostram fotos da época.
“Aleguá-guá! Aleguá-guá! Corinthians! Corinthians!” cantava e gritava a Fiel. O jogo entrou para a história do Corinthians também por ser a primeira invasão.
Ali os cariocas conheceram os já ídolos do Corinthians, Amílcar Barbuy e Neco, que um ano depois brilhariam na Seleção Brasileira, campeã Sul-Americana na cidade do Rio de Janeiro. Em campo, os dois craques garantiram a primeira vitória corinthiana no clássico.
O Corinthians venceu por 2×1, de virada.
O Flamengo vencia por 1×0 com gol de Carlos Araújo marcado aos 23 minutos do primeiro tempo. Neco empatou aos 38 e na etapa final, aos 20 minutos, virou o jogo para 2×1, após bela jogada de Amílcar Barbuy. Bororó ainda desperdiçou um pênalti marcado em favor do Corinthians, aos 25 da etapa final.
Ao fim da jornada épica, os jornais cariocas e paulistas noticiavam a histórica vitória corinthiana sobre o Flamengo.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS: Medaglia, Nando, César Nunes, Gano, Amílcar Barbuy, Ciasca, Américo, Garcia, Bororó, Neco e Rogério. Téc.: Amílcar Barbuy
FLAMENGO: Baena, Telefone, Nery, Japonês, Galo, Mílton, Carregal, Baltazar, Carlos Araújo, Dias, Geraldo. Téc.: Ground Committee
Local: Rua Paysandu – Rio de Janeiro (RJ)
Data: 01/12/1918
Árbitro: Frederico Ávila Mello
Público: Não disponível
Renda: Não disponível
Gols: Carlos Araújo (23 – 1º), Neco (38 – 1º) e Amílcar (20 – 2º)
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados