O zagueiro Danilo Avelar completa 32 anos nesta quarta-feira (09). No Corinthians desde 2018, Danilo Fernando Avelar é corinthiano desde criança. Fez as categorias de base no time de sua cidade, além de passar por Joinville e Paraná e como profissional, jogou por apenas uma equipe brasileira, o Rio Claro, antes de ir para o futebol ucraniano em 2010.
Avelar passou ainda pelo futebol alemão, italiano e francês antes de chegar ao Corinthians em junho de 2018, por empréstimo junto ao Torino, da Itália. No ano passado teve seu passe adquirido definitivamente pelo Timão. Estreou após a pausa do futebol brasileiro para a Copa do Mundo da Rússia, entrando em campo em um amistoso contra o Cruzeiro fora de casa, vencido por 2 x 0 pelo Alvinegro. Seu primeiro gol saiu em setembro do mesmo ano, na vitória sobre o Sport por 2 x 1, pelo Brasileirão.
No dia 7 de outubro do ano passado, no empate em 1 x 1 entre Corinthians e Santos, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Neo Química Arena, no qual o próprio jogador marcou o gol corinthiano, o defensor teve uma lesão grave. Rompeu o ligamento cruzado do joelho direito e teve que ser submetido a uma cirurgia.
Avelar está em fase de transição, com os primeiros trabalhos no gramado. Já o retorno aos jogos oficiais tendem a acontecer até julho, caso a recuperação mantenha-se no nível atual.
Criticado no seu início pelo Timão, pois gerava desconfiança, o zagueiro/lateral foi aos poucos ganhando o carinho da torcida, principalmente com gols em clássicos e jogos decisivos. Um deles foi o primeiro da decisão do Campeonato Paulista, de 2019, com triunfo do Timão por 2 x 1 contra o São Paulo, na Neo Química Arena.
Com a camisa Alvinegra, Danilo Avelar tem 101 partidas disputadas e 11 gols marcados.
Leia também:
Atlético Goianiense x Corinthians: onde assistir, desfalques, escalações e arbitragem
Voltando como titular, Cantillo se torna o maior passador do Corinthians
Saiba onde assistir ao jogo entre Atlético-GO e Corinthians pela Copa do Brasil
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados