- Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão
Horas depois da confirmação da venda de Róger Guedes para o Al-Rayyan, do Catar, na noite da última quarta-feira, 1 de agosto, o presidente Duilio Monteiro Alves conversou com a imprensa para explicar a saída do atacante. O agora ex-camisa 10 era o principal nome do Corinthians na temporada e também o artilheiro alvinegro em 2023, com 21 gols. Grande parte da torcida alvinegra ficou bastante chateada com a negociação.
A venda foi fechada em 10 milhões de dólares, e não de euros, segundo Duilio. O Corinthians era dono de apenas 40% dos direitos econômicos de Róger Guedes e vai ficar com apenas 4 milhões de dólares, algo em torno de R$ 19,1 milhões. O atacante vai receber os 6 milhões de dólares restantes.
De acordo com o mandatário, o Corinthians não queria vender Róger Guedes nem se fosse por um valor 20 vezes maior do que o oferecido pelo Al-Rayyan. Entretanto, quando o atacante chegou ao Parque São Jorge, em agosto de 2021, Duilio prometeu que não iria dificultar a saída em caso de uma proposta vantajosa para o jogador, que abriu mão de muito dinheiro ao rescindir com o Shandong Taishan, da China, em 2021.
“É exatamente isso, 10 milhões de dólares. Corinthians tem 40%. Se fosse 10 vezes mais, o Róger seguiria aqui. Não é o valor, foi a vontade do jogador e a carreira dele, além do dinheiro que tem a receber e a vontade de morar no país“, explicou o presidente, em entrevista na zona mista da Neo Química Arena após a vitória contra o Newell’s Old Boys, da Argentina, pela Copa Sul-Americana.
“É uma proposta muito boa para ele. Para o Corinthians, não é o dinheiro. Não é por isso que estamos fazendo a venda. Se fosse 10, 20 vezes mais, não venderíamos nesse momento. Não é uma opção nossa“, completou.
Duilio garantiu que o Corinthians tentou de tudo para segurar Róger Guedes ao menos até o jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, contra o São Paulo, no Morumbi, marcado para o dia 16 de agosto. A diretoria alvinegra também ofereceu a possibilidade de comprar parte dos direitos econômicos que pertenciam ao jogador, ou até de ceder mais uma fatia do percentual que o clube era dono.
“Tentamos renovar o contrato, tentamos comprar a parte dos direitos dele, ou a totalidade ou ceder a nossa parte para uma venda futura para que ele fosse recompensado (…) Temos que respeitar e aceitar, já que na chegada dele, ele abriu mão de muita coisa. Corinthians vai ter que fazer o negócio para atender a vontade do jogador.”
“Tentamos tudo, que ele ficasse o segundo jogo da semifinal ou até o primeiro da final, seria possível pela janela. O segundo, não. Mas temos que seguir, o Corinthians segue, tem ótimos atletas”, afirmou.
“Mas fiz questão de deixar claro na chegada dele, pensando e sabendo que esse momento chegaria, de que ele abriu mão de muita coisa para vir naquela época. O Corinthians não teria condições de pagar o que outros clubes estavam pagando para adquirir os direitos dele.”
“Ele estava saindo livre e abriu mão de muito dinheiro no clube que ele estava na China. Por isso, temos que atender a vontade dele. Faz parte do futebol. Infelizmente, tentamos de tudo, mas o Róger segue o caminho dele. Que ele tenha muito sucesso. É um moleque muito do bom”, concluiu Duilio.
Já acertado com o Al-Rayyan, Róger Guedes nem atuou contra o Newell’s Old Boys. Pouco antes de a bolar rolar em Itaquera, o atacante utilizou seu Instagram para publicar um vídeo de despedida, dizendo que sonhava em jogar no Catar e deixando aberta a possibilidade de um retorno ao Corinthians no futuro.
Róger Guedes se despede do Corinthians após menos de dois anos. O jogador chegou ao clube no final de agosto de 2021. De lá para cá, foram 126 jogos, sendo 115 como titular, e 43 gols marcados, 31 deles dentro da Neo Química Arena, algo que o coloca como maior artilheiro da história do estádio. Ele também se tornou o oitavo maior goleador alvinegro no século XXI.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Vanderlei Luxemburgo comenta sobre a saída de Róger Guedes do Corinthians
Yuri Alberto comenta sobre a saída de Róger Guedes do Corinthians
Carlos Miguel se aproxima de ídolo após mais um jogo sem perder pelo Corinthians