A famigerada “cláusula de garantia” para Corinthians e Flamengo segue causando polêmica entre os membros da Libra e da Liga Forte Futebol na busca de um consenso pela criação da Liga Brasileira. Agora, foi a vez do presidente do Atlético-MG, Sérgio Coelho, criticar a condição que beneficia Timão e Rubro-Negro, donos das duas maiores torcidas do Brasil.
“O Atlético tem desempenhado muito, assim como outros times, para tentar a união dos dois blocos. Existe um ponto muito difícil de se acertar, que é a cláusula de garantia ao Flamengo e ao Corinthians“, disse Sérgio Coelho, em entrevista ao ge.globo.
O Atlético-MG é um dos principais clubes que ainda não aderiram à Libra. O Galo está entre os líderes da Liga Forte Futebol, que ainda conta, entre outros times, com Athletico-PR, Internacional, Fluminense, Fortaleza, Ceará, América-MG e Goiás – veja a composição dos dois blocos abaixo. A LFF busca entrar em um acordo com a Libra desde o ano passado.
Quem também vem se manifestando contra a “cláusula de garantia” nas últimas semanas é a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, que faz parte da Libra, mas não concorda com a condição que beneficia os clubes de maior torcida do país. Sérgio Coelho acredita que outros clubes da Liga Brasileira também deveriam seguir esse raciocínio.
“Nós, da LFF, não concordamos com isso. Assim como a Leila (Pereira, presidente do Palmeiras) percebeu e não aceita também. E acredito que outros clubes da Libra deveriam acompanhar esse raciocínio. Se eles perceberam e estão de acordo, então paciência…”
“Só existirá uma liga no futebol brasileiro se os 40 clubes se unirem. Sem essa união, não existe liga (…) A liga do futebol brasileiro tem que ser os 40 clubes, 20 da Série A, outros 20 da Série B. E com capacidade de organizar os Brasileiros das duas divisões, vender as propriedades juntos. Se não for dessa forma, as associações (LFF e Libra) não irão organizar seus campeonatos. Cada associação venderá seus direitos em blocos“, concluiu Coelho.
Mas, afinal, o que é essa “cláusula de garantia” para Corinthians e Flamengo na Libra?
A proposta para criação da Libra diz que Corinthians e Flamengo teriam direito a manter o mesmo valor recebido nos contratos atuais de direitos de transmissão no período de cinco anos de transição, entre 2025 e 2029, se a distribuição das cotas de receita de TV na nova liga ficasse abaixo do que ambos embolsam atualmente. Isso porque Timão e Rubro-Negro têm as duas maiores torcidas do país e, consequentemente, mais audiência.
Quais são os clubes integrantes da LFF e da Libra neste momento?
Libra: Corinthians, Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória.
LFF: ABC, Athletico-PR, Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, CSA, Cuiabá, Figueirense, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário-PR, Sport, Vila Nova e Tombense.
Veja mais:
Lucas Oliveira desabafa após nova derrota do Corinthians na LNF: ‘Está todo mundo p…’
Corinthians Sub-15 e Sub-17 enfrentam o Santo André pelo Paulistão das categorias
Corinthians é derrotado pelo Cascavel e volta a perder na LNF
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados