Nos últimos anos, diversos clubes brasileiros buscam uma nova forma de dividir as receitas provenientes do Campeonato Brasileiro. Entre os métodos com maior apoio, inclusive do Corinthians, está a Liga Brasileira de Futebol, mais conhecida como Libra. Junto com o Timão, outros clubes importantes do país também apoiam a nova liga, como Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Grêmio.
Um dos motivos que faz o Timão apoiar a Libra, além da divisão financeira, é a chamada cláusula de estabilidade. Nela, Corinthians e Flamengo, tem uma garantia financeira, pois para a liga os dois são os clubes que fizeram maiores concessões no processo de formação da mesma. Dessa forma, terão uma segurança maior nos valores recebidos durante os próximos cinco anos de transição para a nova realidade na liga.
Outro modelo de mudança para o futebol brasileiro, é a Liga Forte do Brasil, que possui como principal liderança o Atlético-MG. Sérgio Coelho, presidente do clube mineiro não concorda com a cláusula de transição para Corinthians e Flamengo da Libra e diz que a proposta ainda faz a realidade no país ser desigual.
“Um ponto que não concordamos, e é sensível, é que Flamengo e Corinthians querem uma garantia durante cinco anos de ganhar no mínimo o que eles ganham hoje. E explico: no fim de 2024, acabam os contratos dos clubes da Série A com a TV. Quando foi feito o contrato no passado, ficou muito desigual”, disse o mandatário à Rádio Itatiaia.
“Porque ter essa garantia se estamos em uma liga com participações iguais? Claro, iremos respeitar que os clubes que têm maior torcida, maior apelo, e performance melhor, ganharão realmente mais. Mas é preciso encurtar essa distância“, completou Sérgio Coelho.
Veja mais:
Com reforço, Corinthians treina posse de bola e finalizações
Corinthians leva virada do Ceará nos acréscimos e perde invencibilidade no Brasileirão Sub-20
Com gol no fim, Corinthians conquista a primeira vitória no Brasileirão Feminino Sub-20
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados