- Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão
Renato Augusto foi substituído no jogo contra o Liverpool, do Uruguai, pela Libertadores, na última quinta-feira, após apenas dez minutos em campo, depois de cair sozinho no gramado com dores no joelho. Exames constataram uma lesão no menisco medial, que pode deixar o meio-campista fora de ação por até dois meses. Mas, então, quem será o escolhido para ocupar a vaga do camisa 8, principal referência técnica do elenco?
Excluindo o trio Roni, Fausto Vera e Giuliano, que deve ganhar sequência como titular, o treinador Fernando Lázaro tem outras oito opções saudáveis para formar o quarteto de meio-campo do Corinthians: Matheus Araújo, Cantillo, Maycon, Du Queiroz, Paulinho, Chrystian Barletta, Adson e Romero. A Central do Timão, então, decidiu detalhar a situação de cada possível substituto de Renato Augusto.
Matheus Araújo
Formado nas categorias de base do Corinthians, Matheus Araújo é visto como um jogador capaz de exercer a função de Renato Augusto, uma vez que possui características de criação semelhantes às do camisa 8.
O prata da casa acumula quatro jogos na temporada e deu uma assistência para Yuri Alberto na vitória por 3 x 1 contra o Santo André, quando formou um quarteto no meio-campo ao lado de Fausto Vera, Giuliano e Renato Augusto. Jovem, Matheus Araújo deve ser testado pelo treinador Fernando Lázaro durante o período de ausência do camisa 8.
Cantillo
Victor Cantillo tem características diferentes em relação a Renato Augusto, mas pode ser escalado na vaga do companheiro em determinados momentos de um jogo. Foi assim justamente contra o Liverpool, quando o colombiano foi acionado pelo técnico Fernando Lázaro no intervalo para arrumar o posicionamento no meio-campo. A aposta do treinador funcionou.
O camisa 24 é um volante organizador, com o passe longo como principal característica. Ele, no entanto, vem de apenas cinco jogos na atual temporada e, antes de ser acionado em Montevidéu, não entrava em campo desde o dia 24 de janeiro.
Maycon
Maycon foi a escolha imediata de Fernando Lázaro para substituir Renato Augusto contra o Liverpool. O volante entrou para exercer uma função mais avançada, pelo lado esquerdo do ataque. A ideia, entretanto, não funcionou, e o Corinthians não se encontrou no primeiro tempo após a entrada do camisa 7 – o meio-campo alvinegro só foi se ajustar após o intervalo, com a escolha pelo colombiano Cantillo na vaga de Roni.
Porém, se quiser brigar pela vaga de Renato Augusto, Maycon terá de recuperar o alto nível de seu futebol, que ainda não foi demonstrado nesta segunda passagem, iniciada em março de 2022. Embora seja um volante de origem, Fernando Lázaro já indicou que também vê o camisa 7 exercendo uma função mais avançada dentro campo.
Du Queiroz
Du Queiroz é outro volante de origem que também pode atuar mais avançado, assim como Maycon. O camisa 37, no entanto, não deve encabeçar a lista de prioridades de Fernando Lázaro para suprir a ausência de Renato Augusto, visto que está cada vez mais perto de se despedir do Corinthians e ir para o Zenit, da Rússia.
O volante de 23 anos até disputou 13 minutos no final do jogo contra o Liverpool, mas pouco pôde fazer. Na temporada, Du Queiroz foi escolhido pelo treinador alvinegro em 11 partidas, apesar de ter tido um rendimento aquém do que teve em 2022.
Paulinho
Paulinho pode ser uma das primeiras opções de Fernando Lázaro para substituir Renato Augusto. O veterano se recuperou de lesão no joelho em janeiro e, desde então, parece que vem retomando a boa forma física. Diante do Liverpool, saiu do banco de reservas no segundo tempo, aplicou bonitos dribles e quase foi responsável por uma assistência para Romero, que perdeu um gol livre de marcação nos minutos finais.
Embora esteja com uma idade avançada (completa 35 anos em julho), Paulinho já demonstrou sua importância no atual elenco do Corinthians. Nesta temporada, esteve em campo em nove jogos e foi escolhido pelo treinador para iniciar o duelo diante do Ituano, que causou a eliminação no Paulistão, na vaga de Renato Augusto. O experiente volante ainda foi responsável por dois gols em 2023.
Chrystian Barletta
Recém-contratado, Barletta foi relacionado pela primeira vez como jogador do Corinthians para o jogo contra o Liverpool, mas não saiu do banco do reservas. Embora tenha características mais agudas, como um ponta-direita – posição onde atuou durante o Paulistão com a camisa do São Bernardo -, o meia-atacante é visto como capaz de fazer a função de Renato Augusto.
Entretanto, Chrystian Barletta não deve ser uma das primeiras opções de Fernando Lázaro para suprir a ausência do camisa 8, uma vez que acabou de ser contratado. Mesmo assim, o meia-atacante pode brigar por uma vaga como titular nos próximos jogos.
Adson
Adson vinha sendo uma das principais surpresas positivas do Corinthians neste início de temporada. Titular incontestável durante o Paulistão, perdeu a vaga na estreia da Libertadores para Fausto Vera, que formou dupla com Roni e é um dos xodós da torcida. O meia-atacante deve ser uma das primeiras escolhas de Fernando Lázaro para suprir a ausência de Renato Augusto.
O camisa 28 é, até aqui, o terceiro maior goleador do Corinthians na temporada, com três gols, atrás apenas dos atacantes Róger Guedes (dez gols) e Yuri Alberto (quatro), além de ter dado uma assistência. Adson atuou em 11 jogos na temporada, sendo titular em dez deles.
Romero
Por fim, Romero. Embora seja atacante de origem, o paraguaio exerceu uma função mais criativa durante sua passagem pelo Cruz Azul, do México, último clube pelo qual atuou antes de retornar ao Corinthians. Nesta temporada, Fernando Lázaro já testou o camisa 11 como meio-campista, mas a ideia não surtiu efeito.
Portanto, apesar de ser capaz de exercer a função, Romero também deve ser uma das últimas opções para a vaga de Renato Augusto. Isso, claro, contando com a má fase vivida pelo atacante paraguaio, que atuou em de jogos na temporada, mas não marcou gols e nem deu assistências.
Vai contratar?
Não é novidade para ninguém que o Corinthians busca um substituto para Renato Augusto no mercado. Isso foi revelado pelo presidente Duilio Monteiro Alves antes mesmo da lesão do meio-campista. Mas o mandatário deixou claro que o clube não vai investir pesado para adquirir um jogador que, teoricamente, chegaria para ficar no banco de reservas.
E de acordo com o gerente de futebol Alessandro Nunes, a posição do Corinthians segue a mesma, apesar da lesão de Renato. A diretoria alvinegra está de olho em eventuais oportunidades de mercado, mas sem poderio financeiro para contratações de altos valores.
Vale lembrar que, mesmo se contratar uma reposição para Renato Augusto, o Corinthians só poderia contar com o eventual reforço na Libertadores a partir das oitavas de final. Além disso, a janela internacional de transferências está fechada, o que só permite que o clube contrate atletas que estão livres ou que estão em algum clube brasileiro – a janela nacional foi estendida até o dia 20 de abril.
Veja mais:
Róger Guedes iguala ídolo do Corinthians e entra no top-20 dos artilheiros do clube neste século
Ex-goleiro do Corinthians monta escalação dos melhores que jogaram ao seu lado