- Por Matheus Fernandes/Redação Central do Timão
O portal argentino 90min, escrito pelo jornalista Joaquín Mary, elegeu os 10 melhores jogadores brasileiros de todos os tempos. Na lista apareceram quatro ex-jogadores do Corinthians.
Sócrates
Na décima colocação, o primeiro a aparecer foi o doutor Sócrates. O ex-meio campista esteve no Corinthians entre 1978 e 1984, sendo um dos pontos chaves na Democracia Corinthiana. Para muitos, o ex-jogador é o maior jogador da história do Corinthians.
Uma vez perguntaram ao Sócrates como ele desejaria morrer. “Quero morrer em um domingo com o Corinthians campeão”, respondeu. No dia 04 de dezembro de 2011, o Timão sagrou-se campeão do Brasileirão e o Doutor veio a falecer, no mesmo dia.
“O Doutor deixou uma marca que não pode se apagar na década de 80; dentro de campo, pelos passes e dribles curtos, e também fora, no Corinthians lutou pela autogestão do esporte e contra a ditadura no Brasil.”, disse o portal.
Roberto Carlos
O segundo ex-Corinthians a aparecer foi o Roberto Carlos, que ficou com a nona colocação no ranking. Pelo Timão, o ex-lateral esquerdo esteve entre 2010 e 2011 e não conseguiu faturar nenhum título com a equipe. Apesar disso, conseguiu sagrar-se melhor lateral-esquerdo do Brasileirão de 2010.
No entanto, fora do Corinthians, Roberto Carlos conseguiu conquistar diversos títulos, como: Copa do Mundo, Copa das Confederações, Copa América, Liga dos Campeões e La Liga.
“Foi o melhor lateral esquerdo da história do Brasil. Com a Seleção, conseguiu ganhar a Copa América (1997 e 1999) e a Copa do Mundo (2002). Ele entregou o manual mais avançado sobre lances livres: as crianças tentam imitá-lo e caem em depressão. O Real Madrid o amava.”, disse o portal.
Garrincha
O terceiro ex-Corinthians a aparecer foi Garrincha, que ficou com a quarta colocação no ranking. O ex-atacante atuou no Timão apenas em 1966 e conseguiu faturar um título com a equipe: Torneio Rio-São Paulo. No entanto, assim como Roberto Carlos, o Mané faturou diversos títulos, entres eles a Copa do Mundo de 1958 e 1962, sendo o bola de ouro da competição.
“Ele foi apelidado de Garrincha por causa do pássaro feio, rápido e fácil de pegar, algo que dificilmente você conseguiria contra o melhor ala da história do futebol. Foi bicampeão da Copa do Mundo (1958 e 1962). Infelizmente, ele faleceu sob a influência do álcool.”, diz a publicação do portal.
Ronaldo
O último ex-Corinthians a aparecer foi Ronaldo, que ficou com a quarta colocação. Pelo Timão, Fenômeno faturou a Copa do Brasil e o Paulistão de 2009. Para muitos, o ex-atacante é um dos maiores da história do Corinthians, afirmando que foi ele quem mudou a história do clube.
Assim como os outros citados, Ronaldo faturou diversos títulos fora do Corinthians, como: Copa do Mundo, Copa América, Copa das Confederações e La Liga.
“Apesar de seu porte, com mais de 183 cm e uma variação de 83 quilos, ele surpreendeu com sua habilidade com a bola e a velocidade na execução de cada movimento. Muitos o consideram o melhor atacante da história. Campeão do Mundo (2) e América (2) com sua Seleção e UEFA, entre outros títulos, com o Inter. Passou pelo Real Madrid, Barcelona, Milão … O que mais podemos pedir?”, disse o portal.
Outros brasileiros
Os outros brasileiros citados foram: Neymar, o único jogador ainda em atividade, que ficou com a oitava posição; Romário, que ficou com o sétimo lugar; Jairzinho, ficou com a sexta colocação; Zico, que conseguiu a quinta colocação; e Ronaldinho e Pelé, que ficaram com a segunda e primeira posição, respectivamente.
Leia também
Pela Copa do Brasil de Futsal, Corinthians recebe Praia Clube
Com bela atuação de Léo Mana e pintura de Pedrinho, Corinthians vence no BR Sub-17
Definido! Duelo entre Corinthians e Novorizontino será disputado em horário tradicional do futebol