Uma das melhores equipes de base já formada no Corinthians, a de 2012 fez uma campanha perfeita na Copa São Paulo de Juniores
Uma das edições da Copa São Paulo de Futebol Junior mais marcantes para o torcedor brasileiro, foi sem dúvida, a de 2012. A edição daquele ano do torneio mais importante das categorias de base do Brasil, contou com várias promessas, mas poucas vingaram no futebol profissional do Corinthians. A Central do Timão vai relembrar quem são e por onde andam os atletas.
Matheus Vidotto – Goleiro – Subiu aos profissionais logo após a conquista da Copinha, mas foi pouco aproveitado, atuando apenas quatro vezes. Após um ato de indisciplina, foi afastado do elenco em 2017, e no ano seguinte, negociado com o Figueirense, onde atua até os dias de hoje.
Cris – Lateral direito – Cristiano Jonathas da Silva Ferraz não chegou a integrar o elenco profissional do Corinthians. Foi emprestado ao Bragantino em 2013 até o fim do ano. Atualmente está sem clube.
Marquinhos – Zagueiro – O atual zagueiro do Paris-Saint Germain e da Seleção Brasileira atuou pelo Corinthians em 14 oportunidades. Integrou o elenco no Campeonato Brasileiro de 2011 e na Copa Libertadores de 2012, mas foi preterido novamente no sub-20 para disputar a Copinha, onde foi campeão com destaque. Fpi negociado com a Roma e atualmente está no PSG, sendo recém indicado ao prêmio Ballon d’Or da revista France Football. Zagueiro da Seleção Brasileira.
Antônio Carlos – Zagueiro – Veio do Fluminense para integrar o elenco daquela edição da Copinha, e marcou os únicos dois gols da final justamente contra seu ex time, que o comprou após o título. Sem chances de titularidade por disputar posição com Leandro Castán e Chicão, foi emprestado, e logo após vendido ao Tompense. Atualmente defende as cores do Palmeiras.
Denner – Lateral – Subiu aos profissionais em 2012 após a bela campanha e se destacar na Copinha. Recebeu poucas oportunidades, pois disputava posição com Fábio Santos. Foi emprestado ao Boa Esporte, o Famalicão de Portugal, Rio Claro de São Paulo e, atualmente, disputa a Copa Paulista pelo Nacional SP.
Gomes – Volante – Subiu aos profissionais devido à falta de opções do Corinthians na posição de Ralf e chegou a jogar alguns jogos do Paulistão 2012, mas não foi aproveitado pelo técnico Tite. Passou por Bragantino, Portuguesa, ABC, mas hoje está defendendo as cores do Ypiranga-AP.
Anderson da Rosa – Volante – Nunca foi aproveitado pelo Corinthians. Passou por vários clubes do interior paulista, como Mogi Mirim e ABC Paulista. Atualmente joga como meia pelo São Caetano.
Matheuzinho – Meia – Outro que não jogou pelo Corinthians. Foi emprestado logo após a Copinha ao Bragantino. Chegou a treinar entre os profissionais no seu retorno, mas não passou disso. Jogou a primeira divisão do Paulistão em 2015 pelo Audax mas não chegou a enfrentar o Timão. Passou por Portugal e México, mas hoje defende o Atlético Goianiense, marcou 7 gols no Goianão deste ano pelo Dragão e mais um pela Copa do Brasil. Foi eleito o melhor jogador do Campeonato Goiano 2019.
Giovanni Piccolomo – Meia – Jogou pelo Corinthians no profissional durante o Brasileirão em 2012, e até marcou gol contra o Grêmio naquele ano. Fez uma ótima Copa São Paulo, subiu ao profissional e foi parte do time campeão Mundial de 2012. Teve seu contrato encerrado com o Corinthians só em 2017. Por empréstimo, passou por Ponte Preta, Portuguesa, São Bento, dentre outros. Atualmente, o meia pertence ao Coritiba.
Léo Arthur – Atacante – Não conseguiu balançar as redes em algumas oportunidades que teve no time, em 2013, e foi descartado dos planos de Mano Menezes em 2014, sendo emprestado. Atualmente, defende o Sport pelo Brasileirão Série B.
Douglas Tanque – Atacante -Com muita força física, ganhou este apelido. Foi o artilheiro do Timão na Copinha 2012. Jogou apenas uma vez no profissional do Timão. Foi emprestado para o Paraná, Ipatinga e Guaratinguetá. Em 2015 defendeu as cores da Ponte Preta, hoje joga no Paços de Ferreira, em Portugal.
Por Gustavo Santos
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados