Na última quarta-feira, 14, uma cena lamentável se desenrolou no Estádio Santa Cruz durante a partida entre Botafogo-SP e Corinthians. Demonstrando total desrespeito, alguns torcedores do clube de Ribeirão Preto hostilizaram uma família corinthiana, composta por duas crianças, uma adolescente e um adulto.
Após o primeiro gol do Corinthians na vitória por 4 x 1, em jogo válido pelo Paulistão, os corinthianos comemoraram o tento e os botafoguenses não reagiram bem. A situação escalou para uma confusão, resultando na intervenção da Polícia Militar. Diante do tumulto, o presidente do Timão, Augusto Melo, solicitou que a família fosse conduzida ao camarote da diretoria para assistir ao restante da partida em segurança. Uma criança chorou ao deixar o local.
O promotor do Ministério Público, Paulo José Freire Teotônio, solicitou a abertura de um inquérito para investigar cinco possíveis crimes relacionados ao incidente. Estes incluem incitação à violência em ambiente esportivo, constrangimento ilegal, ameaça, injúria e submissão de criança a situação vexatória.
O delegado Kleber Granja explicou que a Polícia Civil está utilizando recursos de investigação digital para identificar os autores dos delitos.
“Estamos com as imagens veiculadas em redes sociais que foram já custodiadas digitalmente como prova de materialidade de crimes contra a honra, constrangimento ilegal, ameaça. O Inquérito Policial está sendo instaurado pela DEIC de Ribeirão Preto para apuração dos fatos. Estamos com diligências a fim de identificar, inicialmente, cada uma das vítimas. Concomitantemente, estamos utilizando recursos de investigação digital para identificar os autores“, afirmou.
Segundo o delegado, os indícios sugerem que as ações não foram iniciadas por torcedores organizados, mas sim por um grupo não coordenado. Em nota, a Polícia Militar enfatizou que não foram registradas agressões físicas durante o incidente.
Os jovens que foram alvos das agressões verbais relataram que o pai adquiriu ingressos para as cadeiras cativas e que não encontraram impedimentos na entrada do estádio. Eles afirmaram que tudo transcorria normalmente até o Corinthians marcar seu primeiro gol e as crianças começarem a comemorar, momento em que os torcedores do Pantera passaram a proferir insultos contra elas.
Em nota, o Botafogo-SP repudiou os atos de violência ocorridos, porém ressaltou que as cadeiras cativas são exclusivamente destinadas aos torcedores do clube.
Confira na íntegra a nota oficial do Botafogo-SP sobre o incidente na partida contra o Corinthians:
“O Botafogo Futebol Clube repudia qualquer ato de violência e lamenta profundamente os fatos ocorridos nessa quarta-feira, no setor de cadeiras cativas do Estádio Santa Cruz, que é destinado exclusivamente a torcedores do Botafogo.
Se faz necessário informar que o torcedor envolvido neste episódio adquiriu o plano Torcedor Cativo, que dá acesso aos jogos do Botafogo no setor, na manhã da partida, quando assinou o termo de uso do espaço.
Ele também foi orientado que o setor era exclusivo para a torcida botafoguense, o que consta na notícia oficial sobre ingressos para o jogo e no mapa de acesso divulgado nas redes sociais.
Não há setor misto no Estádio Santa Cruz.
Infelizmente, as informações e orientações foram ignoradas pelo torcedor em questão, colocando em risco seus familiares e todas as pessoas próximas do local onde ocorreu o triste episódio.
O Botafogo Futebol Clube continua apurando os fatos, para que medidas internas possam ser executadas.
Diretoria Executiva do Botafogo Futebol Clube.”
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Em entrevista, Romero revela interesse do Corinthians na contratação de seu irmão, Óscar Romero
Corinthians se reúne com a Caixa para encontrar soluções para quitação da Arena
“Futebol feminino não é um favor”: Portilho desabafa após vitória do Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados