Tite deixou o Corinthians na metade de 2016 para assumir a Seleção Brasileira. Mais de seis anos depois, o técnico está prestes a comandar o Brasil em sua segunda Copa do Mundo, que terá início neste final de semana, no Catar. E na última quarta-feira, pouco mais de uma semana antes da estreia brasileira na competição, o perfil oficial do Mundial exaltou o histórico do treinador à frente do Timão.
“Adenor Leonardo Bachi, o Tite, brilhou no Brasil – especialmente no Corinthians – antes de chegar à Seleção. Ele é nacionalmente conhecido por valorizar o equilíbrio tático e confiança do elenco, por isso chega à sua segunda Copa do Mundo”, escreveu o perfil da Copa do Mundo – veja a publicação abaixo.
Tite comandou o Corinthians em três passagens. A primeira foi entre 2004 e 2005 e se encerrou sem conquistas e com um desentendimento entre o treinador e o empresário Kia Joorabchian. Cinco anos depois, o técnico retornou ao clube e levantou os títulos do Brasileirão (2011), da Libertadores (2012), do Mundial (2012), da Recopa Sul-Americana (2013) e do Paulistão (2013).
A segunda passagem de Tite pelo Corinthians terminou em dezembro de 2013, quando o técnico decidiu tirar um ano sabático em 2014. Já em 2015, o treinador retornou ao clube e voltou a conquistar o Brasileirão. Ele permaneceu no Timão durante o primeiro semestre de 2016, até aceitar uma proposta da Seleção Brasileira. O gaúcho esteve à frente da equipe alvinegra em 378 jogos, com 196 vitórias, 110 empates e apenas 72 derrotas.
Pela Seleção Brasileira, Tite liderou as últimas duas Eliminatórias para as Copas de 2018, na Rússia, e de 2022, no Catar. No Mundial de quatro anos atrás, o treinador conduziu o Brasil até as quartas de final, onde foi eliminado pela Bélgica. Ele ainda conquistou o título da Copa América de 2019 e foi vice-campeão da edição do torneio continental de 2021.
A título de curiosidade, a Seleção Brasileira de Tite estreia na Copa do Mundo na próxima quinta-feira, dia 24 de novembro, contra a Sérvia, às 16h. O Grupo G ainda conta com Suíça e Camarões.
Veja a publicação do perfil da Copa do Mundo:
Veja mais:
Chicão lamenta saída de Vítor Pereira e diz o que espera do próximo técnico do Corinthians
Zagueiro do Corinthians é titular em derrota da Seleção Brasileira Sub-20 para o Chile
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados